sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Iomerê: Copersucesso de Bom Sucesso inaugura frigorífico

A inauguração do empreendimento está marcada para este sábado, dia 12, às 09h45min na sede da cooperativa. Às 11 horas haverá pronunciamentos de autoridades no pavilhão da igreja luterana seguido de almoço às 12h30min almoço festivo.

O frigorífico foi construído por um grupo de empresários da Cooper Sucesso com uma área de 30 mil metros e vai gerar, no auge da produção, até 20 empregos diretos e terá capacidade de abate diário de 80 suínos e 20 bovinos por dia, com capacidade de triplicar a produção.

O procedimento para liberação da planta e início dos trabalhos já começou há onze anos com orientações e instruções de órgãos ligados governo do estado e entidades privadas.

Segundo o presidente da cooperativa, Onorino Barichello, a ideia do empreendimento surgiu a partir de conversas iniciadas de forma informal com a Epagri sobre a valorização dos produtos primários da região.

Barichello, lembra, que o grupo foi formado por 28 produtores e realizam várias reuniões no sentido de avançar e criar uma unidade de abate e processamento de suínos e bovinos, até que fundaram efetivamente a cooperativa e iniciaram os trabalhos para construção da unidade.

Barichello explica que com o apoio da Cidasc, por meio do médico veterinário Flávio Vivan, avançaram com todas as etapas, para a construção de uma sede dentro do que preconiza a legislação. Conforme Barichello, para viabilizar o empreendimento, a cooperativa investiu em torno de R$ 5 milhões de reais, com 70% de recursos próprios. 

O resultado é uma planta referência na região. Ele afirma que Bom Sucesso tem a partir de agora um frigorífico, com padrões avançados em termos de estrutura. Atualmente a Cooper Sucesso conta com 24 associados.

A Agência Regional da Cidasc de Videira já entregou no mês de setembro, o certificado do Serviço de Inspeção Estadual para a operacionalização da cooperativa. 

Fonte: Rádio Tropical FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário