sexta-feira, 25 de novembro de 2016

IFC Luzerna conquista sete premiações em mostra nacional

Alunos e professores premiados atuam tanto nos cursos superiores quanto
no Ensino Médio Integrado (Fotos: Divulgação/IFC Luzerna)
Alunos e servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna participaram, nos dias 16 e 17 de novembro, da IX Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti). O evento aconteceu em Videira, simultaneamente à segunda edição do IFCultura.

No total, 31 trabalhos do campus foram aprovados para participação, sendo uma das instituições com maior número de projetos no evento. Deste montante, sete projetos conquistaram medalhas nas diversas categorias premiadas pelos avaliadores (confira lista ao final). Os trabalhos contemplam áreas de conhecimento diversas, e incluem estudantes e servidores tanto dos cursos técnicos quanto superiores.

De forma simultânea à Micti, aconteceu também a segunda edição do IFCultura – evento que visa à integração das diversas expressões culturais e artísticas desenvolvidas pelos estudantes dos diversos campi do Instituto Federal Catarinense, de modo a contribuir com a formação integral dos indivíduos. Por não ser de caráter competitivo, o IFCultura não faz premiações. Mesmo assim, o IFC Luzerna comemora os sete representantes aprovados para se apresentarem no evento, nas seguintes modalidades: música, dança, artes visuais, poesia e oficinas culturais.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional do campus, professor Jessé de Pelegrin, afirma que a instituição se orgulha ao ver que a participação dos alunos na Micti cresce a cada ano. “O que chama mais atenção é que neste ano estivemos presentes com trabalhos de todas as modalidades: ensino, pesquisa e extensão”, fala Jessé. “É preciso destacar também o grande número de representantes no IFCultura, com diversos espetáculos proporcionados pelos nossos jovens, graças ao Projeto Mistura Cultura, coordenado pela professora Ranúzy Borges Neves.”

Confira abaixo a lista de trabalhos do IFC Luzerna premiados no evento.

Categoria: Apresentação oral / Engenharias / Pesquisa

1º lugar – Influência dos parâmetros de soldagem para diferentes geometrias na solda por fricção na liga de alumínio AI7075.

Categoria: Apresentação oral / Ciências Humanas / Extensão

2º lugar – Arte como ferramenta didática: música, teatro e literatura no ensino de matemática.

Categoria: Apresentação oral / Ciências Exatas e da Terra / Pesquisa

3º lugar – Desenvolvimento de uma plataforma para aplicação de controladores de uma maneira simples e didática em uma planta de nível utilizando MatLab e microcontrolador AVR.

Categoria: Apresentação banner / Engenharias / Extensão

2º lugar – Desenvolvimento de um atoamostrador de baixo custa para FIA – Flow Injection Analysis.

Categoria: Apresentação banner / Multidisciplinar / Extensão

3º lugar – Levantamento de mapa de riscos em laboratórios de ensino.

Categoria: Apresentação banner / Ciências Exatas e da Terra / Extensão

3º lugar – Projeto e desenvolvimento do conversor buck para controle de carga em baterias.

Categoria: Apresentação banner / Engenharias / Pesquisa

3º lugar – Estruturação e programação de um robô de publicidade para fins tecnológicos e comerciais.

Fonte: Wagner Lenhardt/Ascom IFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário