quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Centenário de Saul Brandalise será lembrado em Homenagem na Assembleia Legislativa

Nesta quarta-feira 16, o Saudoso Saul Brandalise, fundador das empresas Perdigão, hoje BRF, será homenageado na Assembleia legislativa de Santa Catarina, em comemoração ao seu Centenário de nascimento. A sessão solene terá inicio às 19 horas e contara com a presença de familiares, amigos e autoridades. Nascido em 13 de março de 1916, neste ano de 2016, o Sr. Saul estaria completando 100 anos de idade, fator que motivou o deputado Natalino Lazaré a encaminhar pedido a presidência da casa legislativa, propondo a realização desta homenagem.

Com muita coragem e determinação no dia 18 de agosto de 1934, Saul Brandalise juntamente com Ângelo Ponzoni, iniciavam as atividades de uma pequena empresa frigorifica dando origem a Perdigão, a qual com o passar do tempo se tornou conhecida mundialmente e hoje esta presente em cerca de 50 países exportando e produzindo alimentos. Além de comandar o empreendimento que impulsionou a economia de Videira levando a ser uma das mais importantes do estado de Santa Catarina, tendo ocupado a 9º posição entre todos os municípios catarinenses, sempre mostrou-se muito preocupado com o meio social participando efetivamente das questões que envolviam o dia a dia na sociedade. Saul Brandalise foi por diversas vezes presidente do sindicato e da associação das indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina onde foi um grande defensor da classe.

Na federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), sempre foi uma força permanentemente atenta aos problemas sociais e políticos como grande colaborador junto às autoridades responsáveis para equacionar problemas que seja a nível estadual ou nacional, relacionando-se com todas as correntes políticas partidárias. Saul Brandalise também presidiu a Associação Comercial Industrial e Agrícola, sendo um dos responsáveis pela sua criação, junto a uma comissão de empresários na década de 50.

Além do ramo de Alimentos e com o sucesso que a Perdigão alcançava, Saul Brandalise juntamente com seus familiares, começam apostar também no ramo da comunicação. A partir desse ideal, surgiu a Rede Barriga Verde de Comunicações ( RBV Rádios), que hoje conta com várias emissores operando em frequência de Am e FM em Vários municípios, como Caçador, Canoinhas, Tangará, Capinzal e Videira com uma programação que foca o jornalismo aliado a uma programação com elevado padrão de qualidade e que atinge milhares de pessoas em toda a sua região de abrangência.

Na área estudantil foi também um dos responsáveis pela implantação do ensino superior onde presidiu a fundação-Femarp, hoje Unoesc, onde empresta seu nome a Biblioteca, alem de dar nome a principal rua de Videira. Homem de muita fé e formação democrática, Saul Brandalise sempre pautou sua vida e seus negócios para produzir o bem de todos, e as inúmeras homenagens recebidas pelo seu empreendedorismo como comendas, cidadão honorário entre outras, é uma verdadeira demonstração do seu grande relacionamento social, econômico e político e deixou um legado de ensinamento para todos.

Uma justa homenagem.

Fonte/Autor: Jornalismo Rádio Videira

Nenhum comentário:

Postar um comentário