quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Arroio Trinta: Contador participa de sessão da câmara e destaca sobre o Movimento Econômico do Município

Na última segunda-feira 14 de novembro foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio Trinta.

Conforme a Mesa Diretora, na sessão de segunda-feira não deu entrada e não teve votação de projetos de lei e nem indicações dos vereadores.

Compareceu à sessão o Contador Lídio Spricígo, oportunidade que relatou aos vereadores e público presente, sobre o Movimento Econômico do município de Arroio Trinta.

Spricígo explicou que o Movimento Econômico, é a soma da economia gerada de todas as atividades laborais, por qualquer cidadão residente no município, onde leva-se por base o chamado valor adicionado.

Segundo o contador, o valor adicionado é a diferença entre o valor de custo e o valor de venda de determinado bem, serviço ou mercadoria, cuja operação seja gerada dentro do município.

Spricígo detalhou o levantamento do Movimento Econômico do município que serve para determinar a importância que o município tem direito de receber de retorno do valor sobre do ICMS, Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços.

De acordo com o contador, tudo que é cobrado pelo Estado, deve retornar aos municípios um percentual de 25% conforme determina a lei.

Finalizou Spricígo, observando que para um incremento de arrecadação nos municípios, é preciso sempre a extração de nota fiscal, tanto de atividades do comércio, indústria, prestação de serviços e produtores rurais.

No uso da Palavra Livre o vereador Vilmar Cossa solicitou informações ao Executivo sobre a cedência de máquinas do município, o vereador disse que tem informações de que algumas máquinas não constam de relatório, por isso solicita informações mais precisas.

O vereador Joares Lidani, também falou sobre o assunto da cedência de máquinas, disse ter informações do Diretor de Agricultura, de que a cedência se deu por decreto, mas que algumas máquinas não constam de relatório.

Lidani quer saber do Executivo, a forma de permissão de uso das máquinas de propriedade do município de Arroio Trinta.

A vereadora Adriane Biava, por sua vez, manifestou-se sobre a arrecadação do município, dizendo que mesmo tendo sido eleita novamente vereadora de oposição, continuará seu trabalho em busca de recursos para o município em contatos que tem Florianópolis e Brasília.

Já o vereador Santo da Silva, disse estar preocupado com o Movimento Econômico de Arroio Trinta, que vem caindo a cada ano.

Conforme Silva, o município tem potencial para crescer em sua arrecadação, principalmente no setor do Agronegócio.

Por fim o vereador presidente Luiz Augusto Biava, agradeceu a presença do contador Lídio Spricigo, pelas importantes informações passadas durante a sessão.

A próxima sessão da câmara de vereadores de Arroio Trinta acontece na próxima segunda-feira dia 21 de novembro a partir das 19h.





Fonte: Rádio Tropical FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário