segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Água Doce: Concluído estudo sobre o artesanato local

Conhecer quem são e o que produzem os artesãos de Água Doce. Este foi o objetivo de um estudo desenvolvido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), juntamente com a Administração Municipal.

A primeira ação do estudo ocorreu no mês de maio, quando foi realizada uma reunião com os artesãos. Na oportunidade, foram discutidos aspectos relativos ao artesanato em Água Doce, da mesma forma que, captadas as ideias dos participantes.

O resultado do estudo foi apresentado para a comunidade na última terça-feira, 08 de novembro. A pesquisa apontou a inviabilidade da criação de uma associação de artesãos no momento presente, tendo em vista que a maior parte dos pesquisados confecciona o artesanato apenas como um hobby, sendo que a principal fonte de renda, não provém da atividade.

Outro fator que impede a constituição de uma associação foi a variedade de matérias-primas utilizadas pelos artesãos, o que dificulta a realização de compras coletivas em grandes quantidades e com custos menores.

Conforme o estudo, a falta de disponibilidade desses artesãos para efetivar pedidos maiores, com prazos determinados, assim como, a necessidade de impor padronização, ritmo de produção e temática desestimulam os artistas, já que a atividade se tornaria profissional, perdendo a característica de lazer e fruição.

Outro entrave encontrado na pesquisa foi a ausência de interesse dos envolvidos para assumir funções de direção e administração, o que impossibilita a criação e manutenção de uma associação.

Embora o estudo não tenha indicado a possibilidade de criar uma associação de artesãos no momento em Água Doce, a análise foi fundamental, já que permitirá embasar as decisões a serem tomadas pela nova equipe de gestão em relação ao futuro da atividade no município.

O projeto foi uma parceria firmada entre o Mestrado Profissional em Administração e os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unoesc, juntamente com os departamentos municipais de Turismo e Cultura.

O estudo deu origem ao Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica de Administração da Unoesc, Jane Terezinha Balbinote.

O TCC orientado pelos Professores Eliane Salete Filippim, Márcia Marcondes Diniz de Freitas, Maurício de Jesus Cevey e Ardinete Rover, será defendido em banca na próxima quarta-feira, dia 16 de novembro. 

Fonte: Rádio Tropical FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário