quinta-feira, 10 de novembro de 2016

7ª feira do Livro de Videira reúne importantes nomes da literatura nacional

Entre os dias 16 e 19 de novembro, no Clube Floresta, a Associação dos Amigos da Biblioteca Euclides da Cunha (AABEC), em parceria com a Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Educação, Otimiza Cursos e Sesc, promove a 7ª Feira do Livro de Videira e 3º Encontro da Magia da Leitura. O lançamento oficial da programação da Feira aconteceu na última terça-feira (8), na Biblioteca Municipal. Participaram do evento o prefeito Wilmar Carelli, o presidente da AABEC - Jairo Viebrantz Netto, o presidente da CDL - José das Neves Olivo, o presidente da ACIAV - Vilson Giazzoni, além de patrocinadores e voluntários da Associação.

"A leitura é uma forma de sonharmos acordados, além disso, é também de extrema importância para a educação e para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos. Por isso, a administração municipal sempre apoia e incentiva a realização da Feira do Livro. Esperemos que esta edição seja um grande sucesso, assim como foram as edições dos anos anteriores", destacou o prefeito Wilmar Carelli.

Já Sandra Vieira Loof, da Otimiza Cursos, enfatizou que a Feira do Livro é um presente para a comunidade videirense. "Muitos empresários locais abraçaram a causa e estão patrocinando o evento. A todos eles, nosso muito obrigado. Quando todos trabalham juntos, em prol de uma causa, é possível fazer a diferença".

O 3º Encontro da Magia da Leitura busca proporcionar o contato dos alunos da rede pública de ensino com escritores. Segundo a secretária de Educação - Roberta Martinez, é uma forma de incentivar a leitura e instigar o gosto pela literatura. "Toda vez que os alunos conversam com escritores há uma troca de conhecimento muito importante. Eles saem das palestras motivados a ler mais e é esse nosso objetivo, pois todos sabemos a importância que a leitura tem na vida das pessoas", pontuou.

Programação

A Feira do Livro de Videira é a maior deste segmento em toda a região do meio oeste catarinense. Esse ano, a organização do evento apostou em grandes nomes do cenário literário nacional para as palestras. A quarta-feira (16), noite de abertura da Feira, terá como palestrante o cientista alimentar e especialista em medicina natural Thiago Rocha. Ele é autor de livros sobre alimentação saudável e frequentemente participa de programas televisivos. Rocha abordará em sua palestra os segredos para uma boa alimentação, bem como os piores alimentos do mundo.

Na quinta-feira (17), durante o dia, o premiado escritor infantil Tino Freitas conversará com os alunos das escolas públicas de Videira. "Inicialmente, havíamos divulgado que o escritor infantil que participaria da Feira seria Marcelo Xavier, porém, ele teve alguns problemas de saúde e tivemos que o substituir. Freitas, assim como Xavier, tem uma forte ligação com o público infanto-juvenil, tenho certeza que nossos alunos irão gostar", explicou o presidente da AABEC - Jairo Viebrantz Netto.

À noite, é a vez do escritor e compositor gaúcho Theddy Corrêa subir ao palco do Clube Floresta. Ele, que também é vocalista da banda Nenhum de Nós, fará um workshow, intercalando falas sobre literatura com músicas de sua autoria.

A sexta-feira (18), durante o dia será marcada por atividades culturais. O SESC apresentará a palestra Guia de Leitura-Rock, que trabalha com artes integradas: literatura e música, com Gelson Bini. O IFSC - Campus Caçador, será o responsável pela Oficina de Literatura Afro-brasileira - Ressignificando Olhares.

Já na parte da noite haverá a palestra coorporativa, com o renomado escritor e Presidente da Marca Master Mind - Escola de Negócios para Líderes - Jamil Albuquerque, com o tema "A Arte de Lidar com as Pessoas".

Para encerrar a Feira, o sábado (19), será reservado exclusivamente para comercialização de livros. "Se o tempo colaborar, os expositores estarão na nova Praça do Largo da Estação, em uma tenda montada especialmente para esta finalidade. Caso contrário, será no Clube Floresta mesmo", justifica Jairo Netto, destacando que essa é uma solicitação da própria comunidade, já que durante a semana muitos estão trabalhando e não tem tempo para visitar a Feira e adquirir novos livros.

Patrono e Homenageados 

A 7ª Feira do Livro e o 3º Encontro da Magia da Leitura, terão como Patrono, o escritor Jamil Albuquerque, por ser natural da região - ele nasceu em Monte Carlo. Albuquerque é conhecido internacionalmente, já publicou mais de seis livros, entre eles "A Arte de Lidar com Pessoas", que vendeu mais de 40 mil cópias, Como Pagar Contas com a Mente e A Lei do Triunfo para o Século XXI.

Este ano serão dois homenageados: o Prefeito Wilmar Carelli, por ser um grande incentivador da leitura e, principalmente, um dos maiores apoiadores das atividades da AABEC. E o Jornalista Edélcio Lopes, pela contribuição literária regional, já que ele escreveu centenas de matérias de resgate histórico sobre o município de Videira.

Cunho Social
A Feira do Livro é gratuita, porém é necessário apresentar o convite - que pode ser retirado na Biblioteca Municipal, mas tem também um cunho social, desta forma, para entrar na feira as pessoas deverão doar um quilo de alimento não perecível ou um livro em bom estado. Os alimentos serão distribuídos para três entidades videirenses (Lar Bom Samaritano, Rede Videirense de Combate ao Câncer e Clínica São Francisco), já os livros serão incluídos no acervo da Biblioteca Municipal, os títulos que já fazem parte do acervo serão colocados para a venda ou troca na Feira do Sebo. Os convites são limitados.

Expositores

Os expositores que participam da 7ª Feira do Livro e o 3º Encontro da Magia da Leitura são: Cantinho das Escolas Estaduais, Cantinho de Arroio Trinta, Fundação Logosófica, Uninter, Livraria Espírita, Livraria Real, Escritor Sérgio Barcáro Livraria Recanto do Livro.

Patrocinadores e Apoiadores

Para a realização do evento, a AABEC conta com parceria da Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Educação, Sesc e da Otimiza Cursos, que possibilitou os patrocínios das seguintes empresas e entidades: ACIAV, CDL Videira, BRF, Sopasta, Revista Êxito, Flávio Burg Cirurgia Plástica, Rede de Farmácias Líder Farma, Prevemax, MAP Soluções Contábeis, Santa Teresa Mármores e Granitos, Sicoob, Donna Varel, Três Marias Agronegócios, Dallágo Tintas, Cosmética, Center Cell Celulares, Damásio Educacional, Gabinete do Deputado Natalino Lázare, Kumon, Farmácias Bom Jesus, Videira Indústria de Papéis, Carboni Veículos, Clínica Gastrocare Café com Mistura, GR Condimentos, Brasimac Materias de Construção, Britagem Vanz, Baretta Construtora & Artefatos de Concreto, Imóveis Brambila, Imóveis Videira, Skyline Viagens, Imóveis Orsatto, Uninter, Spigha, Imóveis Rigo, Reale Papelaria.

Também apoiam a iniciativa o Instituto Federal de Santa Catarina, Unoesc, Senac, Lions Clube Videira Centro, Rádio Vitória AM, Rádio Videira AM, Rádio Transamérica FM, Rádio Popular FM, Rádio Clube Web, Jornal A Coluna, Jornal Correio Agora, Jornal O Catarinense e Jornal Folha.







Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário