quarta-feira, 16 de novembro de 2016

18 famílias videirenses recebem o título de Pioneiras da Uva e do Vinho

Para comemorar os 85 anos da Casa Canônica e 31 Anos do Museu do Vinho Mário de Pellegrin, a Associação Amigos do Museu do Vinho (AAMUVI), com o apoio da Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou mais uma edição dos Pioneiros da Uva e do Vinho. Nesta décima edição do evento, foram homenageadas 18 famílias, que ajudaram a desbravar Videira e construir a cidade que temos hoje. fizeram história quando chegaram nestas terras e auxiliaram a construir Videira.

Na ocasião, os descendentes dos pioneiros receberam um certificado em agradecimento aos trabalhos prestados por seus pais e avós à vitivinicultura videirense, além de um CD com os documentos utilizados na homenagem. O material pesquisado deu origem a 21 painéis, que narram a chegada dos colonizares, o desbravamento das terras, as dificuldades enfrentadas e a relação das famílias com a vitivinicultura videirense. Eles compõem a exposição temporária Pioneiros da Uva e do Vinho, que esta aberta à visitação no porão do Museu do Vinho, até 11 de dezembro.

A presidente da AAMUVI - Maria Luiza Dal Bó Hoeller, ao fazer o seu pronunciamento agradeceu a todos que colaboraram com as pesquisas e falou do encerramento do projeto. "Em 2007 iniciamos esse projeto, com o objetivo de catalogar e registrar a história dos Pioneiros que chegaram em Videira até 1944 e que se dedicaram a produção da uva e do vinho. Vindos, na sua maioria, do Rio Grande do Sul, de carroça, encontravam mata fechada ao chegarem. Eles tinham que abrir a estrada, serrar a madeira, construir a casa e iniciar as plantações. Assim, os primeiros que chegaram deram apoio aos que vieram depois. Com nossas pesquisas e resgates imortalizamos centenas de histórias. Esse ano estamos encerrado o Projeto Pioneiros da Uva e do Vinho, com registro histórico de 146 famílias do nosso município. Por enquanto, nos sentimos felizes e gratificados pelos resultados alcançados. Mas, hoje é dia de festejar e a agradecer. Queremos agradecer a Prefeitura de Videira, em especial ao Prefeito Wilmar Carelli e ao secretário Clemir Schmitt, que há oito anos nos apoiam na realização deste evento. E, também, aos descentes dos Pioneiros que acreditaram no nosso trabalho e nos forneceram dados, fotografias e registros históricos. Estamos encerramos o projeto, mas não fechamos as portas para novas pesquisas".

Já o secretário de Turismo e Cultura - Clemir Schmitt, destacou a importância do projeto para a cultura local. "Os Pioneiros da Uva e do Vinho foi um dos mais importantes projetos que passaram pela secretaria de Turismo e Cultura nos últimos anos. Pois, buscou, não só enriquecer nosso roteiro histórico municipal com as informações dessas famílias, mas principalmente dizer um ''muito obrigado'' aos Pioneiros, aos esforços, aos trabalhos que começou naquele tempo e nos trouxe até aqui, fazendo-nos uma das maiores economias de Santa Catarina. 2016 marca os dez anos de trabalho da AAMUVI e marca também o fim de um ciclo que nós iniciamos em 2009, de trabalho com afinco e determinação, direcionado a Cultura e ao Turismo de Videira. Acredito que eu posso resumir esse trabalho afirmando que a transformação que nós conseguimos alcançar nestes setores, abriu espaço para o resgate da nossa história, para valorização da nossa gente e nossos talentos, e para a socialização de conhecimento. Já dizia a música dos Titãs; a gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte. Acredito piamente que cumprimos nossa missão. Deixamos um legado e, junto com ele, a expectativa que seja preservado, porque a partir desse exemplo que deixamos, a nossa população não vai se contentar com nada menos ou nada inferior ao que temos hoje em termos de cultura".

Este ano, foram homenageados os seguintes Pioneiros: Alberto Anziliero e Aurélia Lazzarotto Anziliero; Antônio Marcon, Elisa Marchioro Marcon e Maria Grazziotin Marcon; Baptista Crotti e Maria Pelisseu Crotti; Bortolo Perazzoli e Catarina Barcenela Perazzoli;Carlos e Stella Angela Corte Bonetti, Constantino e Genoepha Crestani; Frederico Colombelli e Dileta Perdona Colombelli, Giacomo Pellin, Arcâmgela Brandalise Pellin e Josefina Deboni Pellin; Giovanni e Angela Pellizzaro; Guerino Antonio Rissi e Annita Maria Rissardi Rissi, Guerino Furlan e Maria Olivo Furlan, Hilário Trombetta e Stella Carelli Trombetta; João Grigoletto e Esther Bertolini Grigoletto; José Luiz e Rosa Leoni Dal Bó; Luigi Baldissera e Amélia Gemo Baldissera; Luiz Zago e Maria Zanus Zago; Pedro scapinello e Clementina Dariva Scapinello; Pietro Baldissera e Lúcia Rigo Baldissera




Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário