sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Videira: Anunciada a programação da 7ª Feira do Livro e 3º Encontro da Magia da Leitura

Com o objetivo de promover e incentivar a leitura, a Associação dos Amigos da Biblioteca Euclides da Cunha (AABEC), em parceria com a Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Educação, com a Otimiza Cursos e o SESC, promove a 7ª Feira do Livro e 3º Encontro da Magia da Leitura. O evento acontece entre os dias 16 e 19 de novembro, no Clube Floresta e reúne importantes nomes do cenário literário nacional. "Estamos trabalhando arduamente para que a Feira seja, novamente, um sucesso. A exemplo do que aconteceu no último ano, onde mais de 6.500 pessoas visitaram a Feira, optamos por trazer renomados escritores e conferencistas para palestrar aos videirenses", destacou o presidente da entidade, Jairo Viebrantz Netto.

A atração da noite de abertura de Feira (16) será o cientista alimentar e especialista em medicina natural Tiago Rocha. Ele é autor de livros sobre alimentação saudável e abordará em sua palestra segredos para uma boa alimentação, bem como os piores alimentos do mundo. Já na quinta-feira (17), durante o dia, o escritor infantil e vencedor do Prêmio Jabuti, Marcelo Xavier, conversa com os alunos das escolas publicas do município. À noite, sobe ao palco do Clube Floresta o escritor e compositor gaúcho Teddy Corrêa. Ele, que também é vocalista da banda Nenhum de Nós, fará um workshow, intercalando falas sobre literatura com músicas de sua autoria. 

A sexta-feira (18), durante o dia será marcada por atividades culturais. O SESC apresenta a palestra Guia de Leitura-Rock, que trabalha com artes integradas: literatura e música, com Gelson Bini. O IFSC - Campus Caçador, será o responsável pela Oficina de Literatura Afro-brasileira - Ressignificando Olhares. Já na parte da noite haverá a palestra coorporativa, com o escritor e Presidente da Marca Master Mind - Escola de Negócios para Líderes - Jamil Albuquerque, com o tema "A Arte de Lidar com as Pessoas". 

Para encerrar a Feira, o sábado (19), será reservado exclusivamente para comercialização de livros. "Se o tempo colaborar, os expositores estarão na área central da cidade, em uma tenda montada especialmente para esta finalidade. Caso contrário, será no Clube Floresta mesmo", justifica Jairo Netto, destacando que essa é uma solicitação da própria comunidade, já que durante a semana muitos estão trabalhando e não tem tempo para visitar a Feira e adquirir novos livros. 

Segundo a secretária de Educação - Roberta Martinez, a 7ª Feira do Livro e 3º Encontro da Magia da Leitura também buscam proporcionar o contato dos alunos da rede pública de ensino com escritores renomados. "É uma forma de incentivar a leitura e instigar o gosto pela literatura. Toda vez que os alunos conversam com escritores há uma troca de conhecimento muito importante ", pontuou. Já o prefeito Wilmar Carelli, destacou que a leitura traz inúmeros benefícios. "O livro é um complemento da educação. Consolida o que se aprende na escola, além de ser uma fonte de cultura e entretenimento. Por isso, buscamos sempre apoiar as ações em prol da leitura, como a Feira do Livro", afirmou. 

Convites 

Para assistir às palestras será necessário um convite, que será distribuído pelos membros da AABEC e com os patrocinadores do evento - que serão anunciados nos próximos dias. A Feira do Livro também possui cunho social, desta forma, juntamente com o convite deverá ser entregue um quilo de alimento não perecível ou um livro em bom estado. Os alimentos serão distribuídos para quatro entidades videirenses: Apae, Lar Bom Samaritano, Rede Videirense de Combate ao Câncer e Clínica São Francisco. Já os livros serão incluídos no acervo da Biblioteca Municipal, ou comercializados na Feira do Sebo.





Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário