sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Vereadores de Joaçaba prestam homenagem ao HUST pelos 70 anos de fundação

Na noite desta quinta-feira (20), quando da realização da última sessão ordinária deste mês da Câmara de Vereadores de Joaçaba, o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) foi homenageado pelos seus 70 anos de fundação.

Histórico

A construção do Hospital Santa Terezinha teve início em 1946, sob a presidência de Oscar Rodrigues da Nova. Durante algum tempo as obras tiveram bom andamento, mas pararam diversas vezes por falta de recursos. Em 1955, Frei Edgar Loers assume a presidência e conclui a construção do primeiro piso. A coordenação foi entregue à irmã Maria Carmelita Leoni, que, em 10 de fevereiro de 1957, inaugurou o Hospital. Dois dias depois, iniciaram definitivamente as atividades.

O segundo piso só foi concluído 10 anos depois. A partir desse ponto, muitas obras aconteceram com o intuito de aperfeiçoar as instalações e melhor atender os pacientes de toda a região. No dia 1º de dezembro de 2002, a FUNOESC – Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina – recebeu autorização para fazer uso do Hospital Universitário Santa Terezinha – HUST, abrigando o curso de medicina da Unoesc Campus de Joaçaba. Em 2005, a FUNOESC recebeu o Hospital em doação e passou a administrá-lo.

Comemoração

Para marcar esta data festiva, uma semana de comemorações para a comunidade de Joaçaba e região aconteceu, inclusive com aula de pilates com bola, exames de acuidade visual, palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e outras ações, finalizando com a Moção de Aplauso por parte da Câmara de Vereadores, cujo proponente foi o presidente da Casa, Jucelino Ferraz.

“Essa homenagem ao HUST foi extremamente merecedora e eu quero agradecer a todos os vereadores que apoiaram essa minha indicação da moção. Foi uma noite especial e nos deixou feliz pela presença de público e de pessoas ligadas a área da saúde, inclusive vindas de Florianópolis”, salientou Ferraz.

O Hospital Universitário Santa Terezinha instalado na área central de Joaçaba, atende hoje em torno de 600 mil pessoas numa área de abrangência de aproximadamente 55 municípios.

“Todos que integram o hospital são merecedores desta honraria por parte do legislativo. Isso nos deixa engrandecidos”, resumiu o diretor do HUST, Alciomar Marin ao fazer uso da tribuna da Câmara de Vereadores.

A sessão contou com a participação de representantes da Associação dos Hospitais de Santa Catarina (Ahesc), Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fetessesc), e Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (Fehosc).

Por Julnei Bruno





Fonte: Rádio Catarinense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário