quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Treze Tílias: Secretaria Municipal de Saúde com equipe mobilizada para o outubro rosa

Conforme a Enfermeira Elizabeth Sousa do SF Centro da Secretaria Municipal de Saúde de Treze Tílias, a equipe de profissionais já está mobilizada para a Campanha Outubro Rosa 2016.

Segundo a enfermeira a Unidade Básica de Saúde, está com profissionais disponíveis para orientações e realização de exames preventivos no horário das 07h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Já do dia 17 às 21 de outubro terá um atendimento extra no horário das 18h00 às 21h00 para mulheres que trabalham em horário comercial, para orientações, exames e se necessário, requisições para mamografias.

De acordo com a Enfermeira Elizabeth, a Campanha Outubro Rosa em Treze Tílias como em todo o país, é voltada para a saúde da mulher em relação ao câncer do colo de útero e mama.

Tendo uma grande incidência no Brasil, de câncer do colo de útero e mama, a prevenção é papel fundamental dos promotores de saúde nas unidades básicas permanente e o outubro rosa é um reforço na busca de mulheres para receberem informações e realização de exames preventivos destaca Elizabeth.

A enfermeira informa ainda, que as Agentes Comunitárias de Saúde do município de Treze Tílias, estão agindo junto as residências com informações as mulheres nas mais diferentes faixas etárias.

O movimento Outubro Rosa, nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Em 2016, a campanha do INCA, Instituto Nacional de Câncer no Outubro Rosa tem como tema: Câncer de mama: vamos falar sobre isso. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

Fonte: Rádio Tropical FM  

Nenhum comentário:

Postar um comentário