sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Projeto de matemática desenvolvido em escola de Água Doce é destaque Nacional


Na última semana, duas alunas do Centro Educacional Municipal Frei Silvano de Água Doce, estiveram  na V Feira Nacional de Matemática apresentando o projeto: A matemática das energias – multiplicando alternativas e foram premiadas como destaque nacional. O Evento aconteceu em Salvador – BA.

Participaram da exposição representando a escola, as alunas Thaís Regina Brugnara Tonial e Joana Rita Piaia sob a orientação da professora Evandra Regina Macagnan. O Projeto teve início no ano de 2015 e foi desenvolvido por duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental/Anos Iniciais. O tema foi escolhido a partir da preocupação causada pelo aumento da conta de energia elétrica e a falta de água no planeta. Dessa forma, os alunos foram levados a entender, através da multiplicação, como é gerada a energia elétrica que consomem em suas casas e quantos litros de água são necessários para tal produção.



As principais atividades desenvolvidas neste projeto foram: pesquisas identificando as maiores usinas hidrelétricas do mundo, as maiores hidrelétricas do Brasil e também as PCHs –Pequenas Centrais Hidrelétricas do município de Água Doce, assim como também todo o processo histórico do surgimento e evolução das energias, situando o aluno no contexto a ser trabalhado. “Além desta pesquisa os alunos visitaram o parque eólico de Água Doce, importante fonte de energia renovável. O projeto foi concluído com a instalação de uma placa solar ecológica construída com garrafas PET e caixas de leite e utilizada para aquecimento da água que abastece a cozinha da escola”, comentou Gissele Brezolin, diretora.

Os alunos concluíram por fim,  que para economizar água devem economizar primeiramente a energia elétrica além de optar por energias alternativas como a produzida através do vento e do sol, as quais causam menores impactos ambientais “ Na feira, foram elencados os melhores trabalhos do Brasil na área de matemática e o da escola ter sido reconhecido é um grande mérito. Ressaltamos que a participação das famílias e o apoio dos pais dos alunos foi essencial para o sucesso do trabalho” finalizou a diretora Gissele.



Fonte: Portal Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário