sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Joaçaba: Outubro Rosa: quem se ama se toca e se previne

Prevenção e  diagnóstico precoce são os grandes objetivos do Outubro Rosa, mês de mobilização contra o câncer de mama, doença, que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) afeta aproximadamente 57 mil mulheres por ano. O movimento é mundial e surgiu nos Estados Unidos, a partir da união de ações isoladas focadas para a prevenção, até que se espalhou para outros países, sendo que a cada ano, a adesão aumenta.

As ações do Outubro Rosa focam na importância da mulher fazer o toque das mamas e ainda exames rotineiros de mamografia e até mesmo ultrassonografia.  Além disso, as mulheres também são orientadas  colocar em dia seus exames preventivos do câncer de colo do útero (exame Citopatológico), visando combater também, essa severa doença que atinge mais de 7,9% da população feminina, segundo dados do INCA.

Em Joaçaba, através da Rede feminina de Combate ao Câncer  (RFCC), que em 2016 está completando 15 anos de existência, as mulheres encontram orientação e são encaminhadas para exames preventivos tanto de colo de útero como mamografias e ultrassonografias.  De janeiro a junho de 2016, foram realizados pela RFCC, 652 exames preventivos, mais de 660 exames clínicos de mama, 176 mamografias e além de 140 exames de ultrassom. Números que cresce, ainda mais, durante o Outubro Rosa.

A rede feminina de Combate ao Câncer está localizada na Rua Getúlio Vargas, nº 1075. O horário de atendimento para os exames é das 16h15h às 19h00. “Na Rede Feminina atendemos as mulheres o ano todo, e intensificamos as ações no Outubro Rosa. Hoje o câncer já não é mais visto como sinônimo de morte. As pessoas mudaram seu pensamento e também estão se prevenindo mais. Reforçamos a importância da mulher fazer o toque das mamas e procurar manter os exames preventivo e de mamografia em dia”. Comentou Nair Thurn Motta, presidente da RFCC Joaçaba.

Além da Rede Feminina a secretaria de saúde também abraça a campanha e estará realizando ações alusivas ao Outubro Rosa:

Nas ESFs haverá horário estendido no dia 18 e 20 de outubro , das 17h30 as 20h30, com coleta do Citopatológico, auto exames das mamas e solicitação de mamografias. Também sorteio de vales de beleza.

Para pacientes do CAP’S será realizado um Café Rosa no dia 13/10 as 08h30 Nesta oportunidade uma representante da Rede Feminina estará falando sobre a prevenção do Câncer de mama e colo do útero, uma palestra com a voluntária Alessandra com o tema: Despertando o Amor e a participação do Boticário onde estarão maquiando as mulheres pacientes e sorteio de vales de beleza.

No dia 11/10, na praça da prefeitura, será realizada a manhã de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e colo do útero, com o lema: Despertando o Amor. Todos estão convidados à participar usando uma peça de roupa rosa. Em um stand, uma enfermeira da Secretaria Municipal de saúde e da Rede feminina repassarão informações sobre a prevenção e haverá ainda, uma aula de dança, com a Professora de Educação Física Carol.

No dia 25/10/2016, em Santa Helena, será realizada uma manhã para conscientização e prevenção às mulheres em parceria com o Senar que disponibilizará uma enfermeira pra falar de prevenção. As atividades terão inicio as 08h30 com a participação de uma educadora física que realizará exercícios com as participantes e de uma nutricionista falando sobre alimentação. Haverá sorteio de maquiagem e penteado que  ser realizado no dia pelo cabelereiro voluntário, Marcio Magro .

Fonte: Portal Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário