Em uma noite festiva, que comemorou o Dia das Crianças e reconheceu os idosos pela passagem do Dia Nacional do Idoso, o Joaçaba Futsal também deu dois presentes aos seus torcedores. Na quadra do Centro de Eventos da Unoesc, em partida válida pela Divisão Especial, a equipe venceu o Joinville pelo placar de 2×1 e assumiu a vice-liderança da chave C, ficando apenas 3 pontos atrás do próprio Joinville.

Mas o maior presente veio no intervalo da partida, quando foi oficialmente anunciada a participação do Joaçaba Futsal nas próximas três edições da Liga Futsal, a maior competição do esporte no país. O contrato foi assinado pelos próximos três anos, 2017, 2018 e 2019, quando o torcedor poderá vibrar com jogos envolvendo as 20 maiores equipes do país aqui em nossa cidade.

A participação na Liga representa uma grande projeção do nome do município para todo o Brasil, já que as partidas da competição são transmitidas pelo SporTV, além de ganhos até mesmo na economia local, com a vinda de delegações que irão movimentar vários setores.

“Vínhamos trabalhando forte o ano todo e felizmente conseguimos firmar esse contrato. Agora é esperar terminar o ano de forma muito positiva nas competições que estamos disputando. Já estamos buscando apoiadores para a Liga e temos contatos muito positivos. Será um orçamento muito maior do que temos nesse ano e vamos planejar de forma muito tranquila. Em dezembro lançaremos um novo plano de sócios torcedores, para isso vamos focar toda a região, acreditando que teremos um grande fluxo de torcedores de vários pontos”. Disse o presidente do Joaçaba, Maicon Bortoluz.

Quanto a montagem do time para a Liga, a diretoria já pensa em reforços, a ideia é não investir muito, porém, montar uma equipe competitiva. “Iremos montar uma equipe muito competitiva. Nas próximas semanas já iremos fazer alguns contatos para reforçar o Joaçaba”. Encerrou o presidente.



A Liga

Em 1996, a CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) criou a Liga Futsal com um modelo de franquias semelhante ao da NBA, liga de basquete norte-americana. Já em 2014, as vinte franquias se uniram e formaram a LNF (Liga Nacional de Futsal), independente da CBFS.

Atualmente, a competição possui equipes de cinco estados brasileiros, sendo eles: Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. É considerada a mais importante competição das Américas e uma das mais disputadas do mundo.