quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Joaçaba: Estudantes da Unoesc e Rede Feminina debatem a atuação do enfermeiro frente à mulher com câncer

Os acadêmicos do curso de Enfermagem, da Unoesc Joaçaba, escolheram uma maneira diferente para aderir à campanha “Outubro Rosa”.  No componente curricular Saúde da Mulher III, da 6ª fase, a professora Patricia Zilio Tomasi desenvolveu uma atividade diferente. As voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Joaçaba, foram convidadas a participar de uma aula com os acadêmicos, no dia 28 de setembro. Neste encontro, além de conversarem sobre o câncer de mama, formas de diagnóstico e tratamento, foi colocado em debate a atuação do enfermeiro frente à mulher com câncer.

Foram abordados os seguintes aspectos: como realizar o acolhimento da paciente e da família, como auxiliar nos cuidados e a importância de uma comunicação clara e objetiva, da demonstração de preocupação com o quadro de saúde e na própria realização de procedimentos. A professora Patricia Zilio Tomasi relata que esse foi um momento muito importante para o futuro enfermeiro.

— Colocar o acadêmico frente a um grupo de mulheres que passaram pelo câncer, proporcionando essa possibilidade de questionamentos, que no dia a dia de trabalho profissional, nem sempre teríamos essa possibilidade, é uma experiência muito rica. Ouvir os depoimentos e as dicas das voluntárias, com certeza contribuem para a formação humanista do enfermeiro — destacou.

Ao final da atividade, os acadêmicos de todas as fases do curso de Enfermagem se reuniram no pátio para uma foto em adesão ao “Outubro Rosa”.

— Realizamos a foto do laço humano simbolizando a união, o engajamento dos profissionais na prevenção, no diagnóstico, no tratamento e no apoio às mulheres com câncer de mama — finalizou a professora.


Texto: Dhébora Santiago

Fonte: Portal Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário