sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Herval d’ Oeste: Projeto proporciona cultura, saúde e qualidade de vida para crianças e adolescentes

O Projeto Vida Melhor (PROVIM),foi criado em 2012 pelo núcleo de atenção e prevenção as violências, que é vinculado com a Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste tendo as agentes de saúde como coordenadoras e o apoio dda direção de saúde da secretária, além  do professor de teatro e de desenvolvimento pessoal João Tomaz Santos, que é ator do Grupo Teatral Reminiscências.



O principal objetivo do projeto é proporcionar às crianças e adolescentes que estão em risco e vulnerabilidade social, a oportunidade de realizar atividades culturais, além de aprenderem semanalmente a importância da prevenção de alguns fatores de saúde e da relevância de se ter qualidade de vida.  Nestes quase quatro anos muitas atividades foram desenvolvidas com foco na prevenção de doenças e de violências.Um trabalho comprometido que fez com que em 2013 o projeto fosse selecionado entre os 10 melhores do estado e  apresentado no 29º congresso nacional de secretárias municipais de saúde e 10º congresso de paz e não violência em Brasília.

Em 2016, foram atendidas crianças e adolescentes de cinco bairros da cidade: Vila Rica, Santo Antônio, São Jorge, Nossa Senhora de Fátima e da ára central do município, totalizando cerca de 100 jovens. Dentre as várias atividades, aconteceu a apresentação de um espetáculo teatral intitulado “ Seres de Dois Mundos”. Essa peça, tratou sobre a importância dos valores humanos, do respeito ao próximo e as diversidades sociais\culturais, e obteve cerca de 400 espectadores, sendo apresentada para os alunos da escola São José e também para alunos do projeto de fortalecimento de vínculos do CRAS.



“ Este projeto é muito enriquecedor para estes jovens, pois além de terem a oportunidade de crescerem como seres humanos de forma saudável e consciente, possuem a chance de desenvolver habilidades artísticas e pessoais, que só irão fortalecer eles como cidadãos”, afirmou João Tomaz Santos, apoiador.

O projeto encerra as atividades do ano neste final de outubro e deve retomar em 2017.


Fonte: Portal Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário