terça-feira, 18 de outubro de 2016

Estudo mostra Piratuba como destaque no Turismo

Um estudo com o foco no desenvolvimento turístico, que tem como objetivo o planejamento estratégico do setor até 2022, foi divulgado recentemente e aponta Piratuba como um dos destinos mais desenvolvidos. O trabalho foi feito pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Fecomércio – SC e Sebrae. Na Região do Vale do Contestado, que é composta por 16 municípios, Piratuba figura em primeiro lugar, conforme os dados e quesitos avaliados. No Estado, a terra das águas termais também aparece bem, com índices de médio-alto grau de desenvolvimento.

A avaliação foi fundamentada no número de estabelecimentos formais no setor da hospedagem, ocupações formais, estimativa do fluxo turístico nacional e internacional, com dados do Ministério do Emprego e do Trabalho e Ministério do Turismo. Baseadas nas informações, cinco categorias foram criadas para classificar os municípios de acordo com o grau de desenvolvimento turístico. O conceito “A” representa o Alto grau de desenvolvimento, o “B” significa médio-alto grau, o “C” equivale ao médio grau de desenvolvimento, o “D” mostra os municípios com médio-baixo grau e o conceito “E” aponta o baixo grau de desenvolvimento no turismo.


Dentre os 148 municípios avaliados em SC, apenas seis tem o conceito A. Os de conceito B, onde Piratuba está incluído, são 31 e os demais estão distribuídos em C, D e E, conforme o Ministério do Turismo e o Caderno Rotas Estratégicas Setoriais para a Indústria Catarinense 2022. Piratuba se destaca ainda mais quando avaliada na região do Vale do Contestado. Os dados do levantamento mostram a cidade em primeiro lugar com quase 400 empregos ligados ao turismo, 18 estabelecimentos diretamente ligados ao setor e mais de 206 mil visitas nacionais estimadas.

O prefeito Claudirlei Dorini destaca que a avaliação é positiva e compartilha o resultado. “O estudo mostra que nosso Turismo dá resultado. Os números mostram o fluxo turístico, estabelecimentos ligados ao setor e empregos na área, que apontam nosso médio alto grau de desenvolvimento. Isso tudo se deve aos investimentos feitos no Parque Termal, nos demais atrativos. É também fruto de ações da iniciativa privada nos meios de hospedagem e comércio. É uma soma de fatores que fazem de Piratuba um dos principais destinos turísticos do Estado”, detalha.

Fonte: Cristiano Mortari/Ascom Prefeitura De Piratuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário