terça-feira, 4 de outubro de 2016

Entenda as mudanças na área central de Joaçaba e tire suas dúvidas


A terceira pista, que ainda está em fase de acabamento e foi implantada no trecho da Avenida Santa Terezinha e Avenida XV de Novembro, em Joaçaba, surgiu como uma alternativa para dar fluidez ao trânsito quase sempre congestionado nestes locais. Para grande parte dos usuários de fato isso foi válido, porém, com a mudança muitos motoristas estão confusos quanto a forma correta de tráfego. Muitos reclamam que não houve orientação por parte da Prefeitura com a divulgação do que mudaria.

Para alguns, estão obvias as mudanças, uma vez que já existe sinalização horizontal indicando por onde trafegar. Mas basta alguns minutos observando o trânsito nos locais para ver que muitos motoristas ou estão confusos e tem circulado de forma errada ou por estarem acostumados com a antiga forma, fazendo como era antes.


Conversão para a rua Frei Edgar não é mais permitida. É preciso Fazer a rótula, mas muitos motoristas ainda se confundem. (Foto: Portal Éder Luiz)

As principais duvidas dos usuários estão relacionadas aos seguintes pontos: cabeceira da ponte Emílio Baungart, principalmente com relação à conversão para a rua Travessa Luiz Delfino, esquina da Avenida Santa Terezinha e Rua Frei Edgar e Rótula em Frente a Catedral Santa Terezinha. E é para esclarecer o que de fato mudou e como ficou que o Portal Éder Luiz esteve nos locais, fotografando as mudanças.

Cabeceira da Ponte Emílio Baungart:

– O local foi sinalizado com faixas e com a palavra pare. Existe a necessidade de parar e ainda dar a preferência, já que é um cruzamento de vias.


Sinais indicando a necessidade de diminuir a velocidade e até mesmo dar a preferência (Foto: Portal Éder Luiz)

Neste local, a principal mudança foi com relação a conversão a esquerda, subindo a Travessa Luiz Delfino. Antes esta manobra era permitida, porém, como era um ponto perigoso, inclusive com o registro de vários acidentes, não é mais permitido sair da ponte ou descer pela Santa Terezinha e subir a travessa. Uma Faixa continua amarela já esta pintada e tachões devem ser instalados em breve.


Conversão à esquerda para a subir a Travessa Luiz Delfino está proibida. (Foto: Portal Éder Luiz)

Esquina da Avenida Santa Terezinha com a Rua Frei Edgar.

– Antigamente os motoristas que seguiam pela Santa Terezinha podiam parar em frente ao “Ninho’s Conveniência” e subir pela Frei Edgar. Com a implantação da terceira Pista, isso não é mais permitido. O correto e seguir em frente até a rótula instalada em frente ao Correio, fazer o contorno e então, subir a rua.


Setas indicam que é necessário seguir e contornar a rótula para subir à Frei Edgar. (Foto: Portal Éder Luiz)

– Para quem desce as Frei Edgar é preciso parar na esquina e redobrar a atenção já que com o fluxo com duas pistas está mais difícil entrar na Avenida Santa Terezinha, sentido Avenida XV de Novembro.


Para quem sai da Frei Edgar é necessário parar antes de seguir em direção ao centro. (Foto: Portal Éder Luiz)

Rótula em Frente à Catedral

– Quem segue pela Avenida Santa Terezinha precisa observar os sinais pintados no chão dando a preferência para quem precisar fazer a rótula, tanto para seguir em direção a Rua Roberto Trompowski como para quem for em direção a Avenida XV de Novembro.


Quem segue pela Santa Terezinha precisa dar preferência para quem está fazendo a rótula. (Foto: Portal Éder Luiz)

De acordo com a prefeitura Municipal, o trabalho de sinalização ainda está acontecendo. Por enquanto, grande parte da sinalização horizontal, principalmente com relação a pintura, já foi feito e em breve os tachões serão instalados. Já a sinalização vertical (placas) também estão sendo colocadas conforme os demais trabalhos vão sendo feitos. Por isso é necessário atenção e cautela até que tudo seja concluído.

Com relação a não divulgação das mudanças, a prefeitura justificou que como as mudanças aconteceram nas últimas duas semanas antes da eleição, para veiculação de campanha sobre qualquer tema em período eleitoral era necessária a autorização do juiz eleitoral da região, e a partir de agora a diretoria de comunicação voltará a sua rotina normal de envio de matérias e promoção de campanhas. Em tempo, informou que solicitou auxilio junto a PM, mas que não foi possível deslocar contingente de policiais para isso.

A Polícia Militar, por sua vez informou que, estará disponibilizando policiais para orientar o trânsito nos horários de pico, mas, relembrou a importância dos motoristas observarem a sinalização e normas de circulação.




Fonte: Portal Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário