terça-feira, 18 de outubro de 2016

Cidades do meio-oeste organizam passeio visando qualificação de futuros Guias Mirins

A tarde da sexta-feira, dia 14, foi diferenciada para aproximadamente 100 meninos e meninas das escolas públicas de Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba que participam do projeto Guia Mirim. O grupo realizou um passeio histórico cultural que incluiu passeio de trem, parada na comunidade de Volta Grande, passeio de balsa, visita a Casa da Memória e Cultura e ao Camping Recanto dos Amigos em Alto Bela Vista.

O projeto Guia Mirim é um dos muitos desenvolvidos em parceria pelos três municípios e que visa o desenvolvimento socioeconômico em diversas áreas incluindo a educação e o turismo. Todo o projeto é pautado nas diretrizes do Projeto Integrar – formado por um grupo de pessoas que representam as três administrações e conta com o apoio de instituições como o SEBRAE/SC.



O passeio de Maria Fumaça iniciou na Estação de Piratuba com destino a Marcelino Ramos – no Rio Grande do Sul. Todo o passeio foi uma cortesia da Associação Brasileira Preservação Ferroviária (ABPF).  A viagem de 25 Km feita em uma locomotiva a vapor construída em 1906 é um regate histórico e cultural por paisagens de grande beleza. O trajeto margeia o Rio do Peixe, passa pela ponte Rodo Ferroviária que faz divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e chega até a cidade de Marcelino Ramos.

Na volta parada em Volta Grande – comunidade do interior de Alto Bela Vista – para conhecer um pouco mais sobre o lugar margeado pela água represada da Usina de Itá e onde a ferrovia corta o local. O apito do trem é algo familiar para os quase 200 moradores. Na localidade, curiosidades como a casa que foi construída com tijolos onde constam impressões de mãos de crianças de aproximadamente cinco anos de idade e comercialização de produtos a base de cana de açúcar, geleias, bolachas e artesanato. Na Casa da Memória e Cultura exposição de fotos, utensílios e objetos da história do município incluindo do Estreito do Rio Uruguai. No Camping Recanto dos Amigos os alunos saborearam um delicioso lanche e conheceram o lugar que possui trilhas, campo de futebol, área de lazer e espaço para refeições.



Conforme o presidente do Integrar, Oladimir Rese – secretário de indústria, comércio, cultura e turismo de Ipira – o evento é uma das ações que visa aprimorar os conhecimentos e as habilidades dos guias mirins que já fizeram um levantamento dos pontos das suas cidades, participaram de um treinamento com o Grupo Positivo e estão recebendo os colegas de outras cidades. “Cada grupo recebe os demais. Hoje fomos recebidos por Alto Bela Vista, estivemos em Peritiba e daqui alguns dias a visita será em Ipira”, ressaltou.

Os guias estão sendo preparados para receber turistas nos Caminhos Turísticos e Culturais já definidos: Alto Bela Vista (Encanto das Águas), Ipira (Lanternas) e Peritiba (Palmeiras).Outras informações pelo site www.projetointegrar.com ou pelos telefones Alto Bela Vista 3455-9020 / Ipira 3558-0684 / Peritiba 3453-1091.

Fonte: Nativa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário