quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Câmara de Vereadores de Treze Tílias discute cobrança da taxa de esgoto da Casan

Câmara de Vereadores de Treze Tílias discute cobrança da taxa de esgoto da Casan e vereador Ailton Durli, analisa o resultado das eleições municipais

O poder legislativo de Treze Tílias voltou a se reunir na noite desta terça-feira, 18 de outubro, para mais uma sessão ordinária.

O assunto esgoto dominou a discussão na câmara da noite de ontem. Durante as manifestações pessoais, a vereadora Soraya Boesing Juchen, questionou a pagamento da taxa de 100% de esgoto, paga na fatura da conta de água da Casan.

Soraya solicitou o envio de um requerimento à estatal e informou que as comunidades dos bairros da cidade estão se organizando para a realização de um abaixado-assinado, para ser anexado ao requerimento.

Segundo a vereadora, a ideia é reduzir o percentual dos atuais 100% para uma taxa de 75%.  Soraya considera o percentual de 100% praticado pela empresa como abusivo.

Segundo os vereadores, apesar da cobrança da taxa, a Casan não está oferecendo tratamento do esgoto de forma desejada.

Os vereadores comentaram que por conta da falta de tratamento mais adequado, o esgoto tem provocado mau cheiro na cidade e, além do cheiro que vem dos arreadores da cidade em determinados períodos do ano, quando os produtores rurais espalham adubo orgânico nas lavouras próximas ao perímetro urbano, o que tem causado, conforme os vereadores, reclamações de turistas que visitam a cidade.

O vereador Ailton Durli apresentou requerimento e justificou a sua ausência na sessão da última segunda-feira. Ele informou que ficou preso no trânsito devido ao mau tempo na região, quando retornava de uma viagem de Chapecó. Durli pediu a mesa diretora para que sua falta seja abonada pela casa. A justificativa foi aceita pelos demais vereadores.

Já Gustavo Gschwndtner sugeriu para que sejam convidados para falar na câmara, representantes de órgãos governamentais para explanar ações e atividades de suas pastas, como Epagri, Casan ou secretários municipais. A ideia de Gschwndtner, foi endossada pelo vereador José da Rocha.

O presidente da Câmara de Vereadores Pedro Calza, por sua vez, pediu para que os vereadores apresentem sugestões de nomes na próxima sessão. A Câmara de Vereadores de Treze Tílias volta a se reunir na segunda-feira, dia 24, em duas sessões ordinárias. 

Fonte: Rádio Tropical FM  

Nenhum comentário:

Postar um comentário