terça-feira, 18 de outubro de 2016

Artistas desenvolvem arte com madeira reaproveitada e dão forma e vida as criações

O trabalho de Henrique e Kelli chama a atenção pela beleza e rusticidade. Eles dão formas e vida a obras que surgem em meio a natureza. Os artistas usam troncos de árvores caídas, galhos e outras matérias que a natureza já rejeitou para criar beleza.

A ideia surgiu em 2012, quando foi criado o projeto Mãe Natureza Arte, inicialmente com obras de concreto celular criadas a partir de moldes de peças antigas que Henrique havia criado. Mas foi um ano depois que eles passaram a se dedicar a criação de esculturas em madeira de reaproveitamento.


Henrique é autodidata, nunca teve um professor ou alguém para lhe tirar as duvidas, tudo que sabe foi aprendendo sozinho, errando e acertando. Em busca de uma vida junto a natureza, o objetivo de Henrique sempre foi ter uma casa em meio a mata onde pudesse trabalhar com materiais da natureza. Criou seu próprio projeto da casa e foi em busca de alguém para construí-la. Após muita procura e não ter encontrado ninguém para executar seu projeto, decidiu então construir sozinho. Sem nenhum conhecimento na área de construção e também sem nunca ter usado uma motosserra, iniciou a obra com a ajuda dos amigos e um pedreiro. Foi então que começou a relação com sua ferramenta de trabalho atual, a motosserra, a qual usa para dar forma as esculturas.


“Nosso foco sempre foi a sustentabilidade, pois todas as obras são criadas a partir de resíduos florestais e urbanos, árvores condenadas naturalmente, por ação das intempéries ou pela ação do homem”. Diz Kelli.



Henrique é natural de Capinzal. Desde pequeno vem criando peças originais com diversos materiais. Por ser um amante da natureza, tornou-se um artista plástico escultor e eco design autodidata, que exerce sua arte pensando muito na preservação ambiental. Trabalha com a linha de animais, índios, magos, gamelas, luminárias e móveis rústicos.

Kelli Rosa, apaixonada pela natureza, com o incentivo e inspiração de seu namorado começou criando filtro dos sonhos, colares e brincos com materiais naturais, luminárias de barbante e cipó, depois foi desenvolvendo a arte da pintura em madeira, velas artesanais, e hoje cria esculturas em madeira e bonecos de madeira e arame.


“Nosso objetivo é levar a arte para a casa pessoas, e principalmente valorizar o que a natureza nos dá”.



Exposição

Os artistas estarão expondo seus trabalhos em uma exposição que acontecerá nos dias 26,27 e 28 deste mês no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, em Capinzal. A visitação estará aberta das 8h30 às 20h30 e o valor do ingresso é de R$ 2,00 ou quanto o visitante desejar contribuir.

Para conhecer mais:

Facebook: www.facebook.com/maenaturezaarte


Site: www.maenaturezaarte.com















Fotos: Divulgação

Fonte: Portal Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário