quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Videira - Fiscais de Tributos dos 14 municípios da AMARP participam de capacitação

Uma parceria entre a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), promoveu nesta terça-feira, dia 13, em Videira, uma capacitação para servidores que atuam nos setores de tributação dos 14 municípios membros da AMARP.

O curso foi ministrado pelo analista de sistemas do CIGA, Marcelo Previdi.

O secretário executivo da AMARP, Clóvis Biscaro explica que o curso foi baseado no aprimoramento do uso de ferramentas que o Ciga desenvolveu para os municípios.

Conforme Biscaro, o Sistema de Registro Integrado (Regin), foi o primeiro a ser abordado. O sistema é utilizado para abertura, baixa e alteração de empresas e é integrado com a Junta Comercial, Receitas Estadual e Federal e Corpo de Bombeiros, por isso segundo Biscaro, é de extrema importância a atuação dos servidores municipais no acompanhamento e na aprovação da instalação e estabelecimento de novas empresas no município, o que incrementa o movimento econômico local.

Biscaro informa que outro tema estudado, foi o Simples Nacional, criado pela Receita Federal para aplicar um regime unificado de impostos municipais, estaduais e federais, para alguns tipos de empresas.

Na opinião de Clovis Biscaro é importante que o fiscal municipal de tributos tenha acesso as declarações das empresas dentro desses sistemas, para acompanhar, por exemplo, quanto de ISS, o Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza está entrando no município e para evitar sonegações.

Biscaro acrescenta que é neste sentido que o Consórcio está promovendo essas capacitações por todo o Estado, para dar apoio aos municípios e assegurar que o setor de tributos seja o mais eficiente possível e o município consiga combater contribuintes e empresas que sonegam impostos.

Fonte: Rádio Tropical FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário