sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Videira: Epagri forma 31 jovens em projeto de empreendedorismo rural

Ontem quinta-feira, dia 29, foi concluído mais um importante curso de formação em gestão e empreendedorismo rural, desenvolvido pela Epagri, por meio do programa SC Rural. Foram formados 31 jovens dos municípios da regional.
Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, Luiz Antonio Palladini, o projeto colhe importantes frutos. "Estamos investindo na continuidade e na melhoria da atividade do agronegócio. Desenvolvemos vários trabalhos e estudos para melhorar a produtividade, e precisamos de produtores capacitados e preparados para essa evolução", afirmou.

A formatura da turma contou com a sessão solene com a entrega dos certificados de conclusão do curso. Formação da mesa de honra e as palavras das autoridades. Também foi desenvolvido a sessão festiva, onde os jovens puderam abordar os momentos vivenciados e os aprendizados adquiridos.
O secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, parabenizou os jovens pela participação. "Temos que aproveitar as oportunidades e essa, oferecida pela Epagri, é uma delas. Além de prepará-los para desenvolver com excelência suas práticas nas propriedades, ainda repassam ensinamentos para a vida: valores, respeito e compromisso", afirmou.

Após a cerimônia foi servido um café a todos os participantes. Além das autoridades e representantes de sindicatos e entidades regionais, os jovens rurais e seus familiares também integraram o evento, que foi abrilhantado pelo som da Camerata Videira. Para os estudantes, o curso foi extremamente importante, Edegar Andretta, de 19 anos, morador de Pinheiro Preto, valorizou a didática.

Ele que trabalha com fruticultura destacou que foram vários conhecimentos que puderam ser aplicados na propriedade. Segundo ele, a integração e a troca de ideia entre os participantes também foi muito positiva. Os pais também aprovaram o curso. Ari Guelher, pai da Aline, de 19 anos, formada do curso, parabenizou a Epagri pela iniciativa. "Os conhecimentos geram maior produtividade e especialmente, facilitam a vida de quem trabalha na agricultura", afirmou.
Para o gerente da Epagri de Videira, Jonatan Galio, a proposta é compartilhar conhecimento e estimular o jovem a permanecer no campo, com todos os subsídios que considera necessário. "Queremos que os jovens participantes recebam todas as informações necessárias para agir tecnicamente e administrativamente na sua propriedade, da melhor maneira possível", afirmou.

O projeto Ação Jovem Rural está na quarta turma e é coordenador pela externsionista Cirlei Werlang da Silva. Na parte pedagógica, o curso ainda conta com a parceria com a Gerência Regional de Educação, por meio da integradora Nair de Souza.

O que é o projeto "Ação Jovem Rural"

O projeto consiste em um curso de Formação em Gestão, Liderança e Empreendedorismo que aborda assuntos técnicos diversificados: pecuária, grãos, fruticultura, floresta, manejo de solo e água, etc; e conteúdos específicos de liderança e empreendedorismo, com foco especial também na área ambiental. Para participar, o jovem precisa ter idade de 18 a 29 anos.





Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário