sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Videira: Curso de Psicologia desenvolve projeto de orientação vocacional em escola​s do Município

Com o objetivo de auxiliar estudantes do ensino médio na difícil tarefa de descobrir qual área possui maior aptidão para cursar o ensino superior, o curso de Psicologia da Unoesc Videira desenvolveu o projeto de orientação vocacional direcionado para as escolas públicas do município de Videira.

A primeira unidade de ensino a ser atendida pelo programa foi a Escola de Educação Básica Adelina Régis (Cepar), oportunidade em que participaram cerca de 120 alunos do terceiro ano do ensino médio, cuja parceria foi firmada recentemente durante visita da coordenação do curso ao diretor do educandário, professor Roberto Maraschin Primo.

A ideia, segundo a professora Taisa Trombetta DeMarco, coordenadora do curso de Psicologia, é estender para as demais unidades de ensino que atuam com Ensino Médio nos sete municípios da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional.

Ela explica que a escolha orientada por um curso que os levará a uma profissão é uma necessidade e, a cada dia, osjovens possuem mais dificuldades para fazer sua opção profissional, devido ao universo de cursos e novas especializações que em muitos casos, fazem desta tarefa um problema e não uma realização.

A preocupação, segundo Taisa, é assistir o jovem através da orientação na solução das dificuldades que enfrenta para escolha profissional, refletir sobre a importância do trabalho, sua função na sociedade e a satisfação que pode trazer, e discutir sobre as oportunidades de profissionalização oferecidas pela universidade com informações sobre as profissões e o mercado de trabalho.

-O que se percebe no cotidiano, é que o jovem escolhe, mas sem ter consciência das influências e pressões que sofresem ter todas as informações sobe a profissão que está escolhendo. Por isso, a tarefa da orientação profissional é auxiliar o momento da escolha do jovem ajudando-o a compreender essa situação específica, quanto aos aspectos pessoais, familiares e sociais- completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário