sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Salto Veloso: Produtores participam de Seminário da Bovinocultura Leiteira

Conhecer mais sobre a atividade leiteira, as técnicas para aumentar a produção e a rentabilidade do produtor. Essas foram algumas das dicas repassadas durante o Seminário de Bovinocultura, realizado pela Epagri e Câmara Técnica de Agronegócio, do Programa de Desenvolvimento Local (DEL), nesta quinta-feira, dia 8, no Centro de Eventos Antônio Ferronato, em Salto Veloso.

Participaram do seminário, o vice-presidente do DEL, Gelson Giacomin, o coordenador do Seminário, Cássio Marques de Valois, do escritório da Epagri de Salto Veloso, o gerente de políticas socioeconômicas urbanas e rurais da Agência de Desenvolvimento Regional de Videira, Mauro Santini, além de técnicos e mais de 70 produtores dos municípios de Salto Veloso, Macieira, Arrio Trinta, Iomerê, Pinheiro Preto e Videira,

O Seminário contou com a realização de três palestras. A primeira abordou as pastagens e a importância da utilização desse insumo para a alimentação do gado leiteiro. Além de contribuir com a produção de leite, o pasto reduz o custo da atividade, aumentando consideravelmente a rentabilidade.

A palestra foi coordenada pelo engenheiro agrônomo e doutor em ciência do solo, Milton da Veiga, que relatou os tipos de pastagens, bem como o manejo correto para a maior absorção por parte do gado leiteiro.

Na sequência os produtores receberam mais informações sobre genética. O engenheiro agrônomo e Coordenador Estadual de Pecuária da Epagri, Carlos Otavio Mader Fernandes, abordou os fatores que elevam a produtividade leiteira, tendo como base as características do rebanho. Com base em estudos realizados, foram apresentados dados de diversas raças contraponto a produtividade e vida útil dos animais.

O Seminário foi concluído com o debate sobre zoonoses, brucelose e tuberculose, realizado pelo médico veterinário da Cidasc de Videira, Marcelo Grazziotin. Para a produtora, Marisa Fachin, da Linha Consulta, o evento foi importante. Ela que trabalha há 25 anos com gado de leite destacou que é sempre importante participar.

Ela diz que tem muitas informações que são absorvidas e colocadas em prática, a partir de eventos como esses.

Outro produtor presente no seminário foi Aldir Macari da Linha Esperança, no município de Arroio Trinta. Macari diz que achou o evento muito válido. Para Marcari, são em ocasiões como essas que sempre se aprende novas técnicas para aplicar na propriedade. 

Aldir Macari, afirma que foi ao seminário porque ouviu a notícia sobre a realização do evento por meio da Tropical FM. Aldir Macari possui um plantel de 20 vacas e produz leite à base de pasta. Conforme ele, a atividade vale apena e consegue obter boa lucratividade com a produção de leite. 

Fonte: Rádio Tropical FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário