quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Na contramão da tendência histórica, a safra 2016/17 terá aumento na área plantada de milho em Santa Catarina

Motivados pelo aumento no preço do grão, os produtores catarinenses voltaram a investir no milho e pela primeira vez em 15 anos, a área plantada vai crescer no Estado.

A estimativa inicial é que o aumento seja de 1,57% - serão 5.778 hectares a mais de milho grão plantado em Santa Catarina, que podem resultar em uma produção de 2 milhões e 900 mil toneladas.

A expectativa para a próxima safra foi divulgada pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca na terça-feira, dia 20, durante encontro com lideranças do setor.

Mesmo com um crescimento na produção de 9,65%, chegando a 2 milhões 900 mil toneladas de milho na próxima safra, Santa Catarina ainda se mantém como grande importador do grão.

O Estado é um pólo da suinocultura e avicultura e consome aproximadamente 6 milhões de toneladas de milho por ano, são mais de 16 mil toneladas consumidas todos os dias pela cadeia produtiva da proteína animal.

O aumento na produtividade esperado para safra 2016/17 é de 7,7 toneladas/hectare, 7,96% a mais do que na última safra. A meta da Secretaria da Agricultura é que Santa Catarina, em quatro anos, chegue a produzir 10 toneladas por hectare.

E os produtores também perseguem esse ideal, tanto que 79% das sementes retiradas através do Programa Terra-Boa são de alta tecnologia, ou seja, mais de 173 mil sacas.

Fonte: Rádio Tropical FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário