quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Luzerna: (IFC) Campus Luzerna iniciou, na noite de ontem, a quinta edição da Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec).

A abertura da programação aconteceu no auditório da Escola de Educação Básica Padre Nóbrega, e teve como público alunos e servidores do IFC e de outras instituições, bem como demais membros da comunidade externa.

As duas palestras marcadas para a noite ocorreram após a solenidade de abertura comandada pelo diretor-geral do campus, professor Eduardo Butzen.

Vindo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e agora lecionando no IFC Luzerna, o professor de filosofia Kariel Giarolo iniciou a Secitec fazendo uma reflexão sobre ética e ciência.

Na palestra, o docente chamou a atenção para diversos pontos que precisam ser levados em consideração na hora de desenvolver um projeto de pesquisa, do ponto de vista da ética e da moral.

No intervalo entre uma palestra e outra, alunos dos cursos superiores de engenharia, membros do Projeto Mistura Cultura, fizeram uma apresentação musical.

Em seguida, o administrador Severino De Déa iniciou sua explanação, contando um pouco da jornada da empresa de inovação Eco Têxtil, que surgiu por meio de uma linha de subvenção econômica do governo estadual.

Severino também expôs alguns editais que estão com inscrições abertas para que alunos possam tornar suas ideias também válidas e viáveis.

De acordo com Severino, na jornada do empreendedorismo também é preciso uma boa dose de planejamento em todos os âmbitos: mão de obra, tempo e contatos externos. Isso tanto em uma empresa que tenha um ou cem funcionários.

O administrador parabenizou a Secitec e o IFC pelo evento.

Destacou que quando você tem uma indústria, você precisa de pesquisa, principalmente na área da inovação.

Finalizou salientando que quanto mais pessoas aptas a pesquisarem e tentarem colocar em prática essa nova visão de negócio ou produto, maior a probabilidade de alguns se destacarem.

A Secitec segue até sábado com minicursos, oficinas, palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos. A programação completa do evento está disponível em www.luzerna.ifc.edu.br.

Fonte: Rádio Tropical FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário