segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Livro de professor de Treze Tílias é destaca em jornal italiano

Uma reportagem do Jornal Trentino publicada nesta segunda-feira, dia 05, editado no Tirol meridional na Itália, com circulação nas cidades de Trento e Bozano, destaca o novo livro do Professor de Treze Tílias, Everton Altmayer, intitulado de O Dialeto Trentino no Brasil, editado pela editora Nova Letra de Blumenau, com 386 páginas.

O professor explica que o livro traz informações sobre o idioma dos imigrantes do Tirol Italiano, e relata a história da imigração austríaca no Brasil, escrito em Português, com textos em dialeto trentino, também chamado dialèt tirolês. O livro conta com um glossário no final, com os vocabulários do dialeto.

Segundo o professor Altmayer, o livro é resultado de cinco anos de pesquisas, com a colaboração de estudiosos e falantes do dialeto, desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul. Conforme Everton Altmayer, a obra é inédita no Brasil e já está servindo de referência no meio acadêmico.

De acordo com o professor, a primeira imigração de austríacos para o Brasil, ocorreu no estado do Espírito Santo, no de 1859. Conforme Altmayer, a vinda ao Brasil de emigrantes do Tirol do Sul, especialmente da região de Trento, ocorreu principalmente entre os anos de 1873 até 1888.

Na época, os imigrantes serviram como força de mão-de-obra nos cafezais no sudeste do país, além de atuaram na agricultura em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O novo livro de Everton Altmayer, será lançado nos dias 16 e 17 em Nova Trento. Já em Treze Tílias, a obra deverá ser lançada no mês de novembro. O Livro, o Dialeto Trentino no Brasil pode ser adquirido no Centro Cultural Dona Leopoldina de Treze Tílias, ao valor de R$ 35,00. A publicação conta com apoio cultural do Unisal, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Fonte: Rádio Tropical FM

Um comentário: