segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Joaçaba: Palestra na Unoesc aborda arrecadação e aplicação dos impostos na gestão pública

Michele Patricia Roncalio, vice-presidente da Câmera Técnica do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), esteve na Unoesc Joaçaba para ministrar palestra aos acadêmicos de Ciências Contábeis, na última quinta-feira (1º). A profissional tratou o tema “Bumerangue do Imposto: Como estão retornando os tributos que pagamos?”, que abordou a aplicação dos impostos arrecadados pela União, Estados e Municípios.

A palestra faz parte do projeto do CRCSC, “Contabilizando para o cidadão”, que tem a finalidade de apresentar à comunidade informações sobre a situação da gestão e finanças públicas, desenvolvendo a capacidade de análise crítica diante do tema. Michele também falou sobre a importância do exercício de controle social do cidadão, que nada mais é do que a participação na gestão pública.

— O projeto traz informações das finanças públicas de forma geral e tenta apresentar mais facilmente aos cidadãos quais as principais fontes de receitas, como estão aplicando esses recursos e os pontos de atenção em relação à gestão pública — falou.

Com base nos dados de 2015, a palestrante trouxe exemplos de Joaçaba, comentando que o município, comparado aos demais do Brasil, não está com as finanças totalmente comprometidas.

— Tem pontos a melhorar, porém Joaçaba não chega a ser um município em condições ruins — falou Michele.

Entre os dados apresentados no ano passado, a palestrante citou o número de médicos a cada mil habitantes, no qual Joaçaba possuí o índice de 4,81, superior ao nacional, que é de 1,86. Também destacou o número de pessoas empregadas na cidade, que representa 62% da população. Além disso, citou pontos que precisam de atenção, como o esgotamento sanitário, abaixo da média nacional, e a taxa de mortalidade infantil, considerada alta.

— É importante que o acadêmico esteja envolvido nestes processos, pois a partir do momento que está estudando poderá alertar o gestor e a sociedade em geral — reiterou.

A palestra faz parte da programação de 30 anos do curso de Ciências Contábeis, completados em outubro. Neste mês, um grande evento será promovido, reunindo dirigentes, professores, acadêmicos, egressos e entidades de classe.

Fonte:Jessica Dayane Novello/Ascom Unoesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário