segunda-feira, 5 de setembro de 2016

CAPS de Joaçaba desenvolve ações do setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio


O mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para alertar sobre a importância de ações de prevenção. O objetivo da organização é dar destaque ao assunto, encarado por muitos como um tabu, e conscientizar a população. E é para chamar atenção para essa problemática que o Centro de Assistência Psicossocial de Joaçaba – Caps Evoluir está desenvolvendo ações voltadas ao tema.

(foto: Divulgação Caps)
(foto: Divulgação Caps)
Para marcar o mês amarelo, a unidade que está localizada na rua Martinho Rua Martinho Lutero, número 252, próximo ao colégio Santíssima Trindade ganhou uma decoração especial com as cores alusivas à data. Além disso, o tema já está sendo trabalhado nos grupos que frequentam o local e uma palestra para usuários, familiares e toda a comunidade está marcada para acontecer no dia 16 de setembro a partir das 14h00. “Muitos mitos envolvem o suicídio e muitas pessoas nem querem discutir o assunto. Nossa intenção é desconstruir esses mitos, falar sobre as formas de prevenção e os cuidados com as pessoas que demonstram ideação suicida”. Explicou a coordenadora do Caps Sandra Regina Pacheco Pinheiro.

(foto: Divulgação Caps)
(foto: Divulgação Caps)
De acordo com o Ministério da Saúde, o suicídio acarreta um impacto direto em, pelo menos, seis pessoas. Ainda de acordo com órgãos de Saúde, cerca de 95% de todas as pessoas que cometem suicídio, têm um transtorno mental diagnosticado, sendo que a depressão responde pela principal causa das ocorrências, seguida do transtorno de bipolaridade. Mas, há ainda, que se levar em consideração, outros fatores como: frustações, falta de estrutura famíliar, problemas cotidianos,e até mesmo uso de álcool e outras drogas, que podem levar a pessoa encarar a morte como única saída.

No mês de junho o Portal Éder Luiz produziu duas reportagens especiais sobre o assunto. A primeira revelou um panorama dos casos em nossa região e a segunda as formas de encontrar ajuda. Relembre, clicando nos links abaixo.
Fonte: Portal Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário