quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Videira: Unoesc valoriza terceira idade e implanta curso específico para quem passou dos 55 anos

Com a palestra sobre qualidade de Vida na maturidade, ministrada pela enfermeira e advogada Daniela Vinck, a Unoesc Videira realizou na tarde de ontem, a aula inaugural do curso UNITI, Universidade da terceira Idade. A primeira turma conta com 82 acadêmicos, devidamente matriculados. O projeto é direcionado para pessoa acima dos 55 anos de idade, e prevê atividades educativas e temas como a inclusão digital, direito e saúde do idoso, atividades físicas, conhecendo o corpo, meio ambiente, gerontologia, arte, cultura e turismo, entre outros. As aulas acontecem uma vez por semana nas tardes de quarta-feira e terá duração de quatro semestres. Flavia Carelli é uma das participantes do curso e em poucas palavras ela expressou de forma muito prática e objetiva o que a motivou a voltar para a sala de aula.
Por sua vez José Luiz Graneto que também integra o grupo de alunos e que já possui graduação e especializações, aponta que estudar nunca é demais e o curso agora vai ampliar os conhecimentos já adquiridos ao longo da vida.
O professor Sidnei Grigolo diretor de Pesquisa Pós Graduação e Extensão e um dos incentivadores para a realização desse curso, reforça que o projeto será permanente e novas turmas serão abertas brevemente, devido a sua importância par ao meio social em proporcionar melhor qualidade de vida para a terceira idade.
Dados estatísticos apontam que a população idosa no Brasil vem aumentando com a expectativa de vida cada vez mais alta. Aliado a isso, a constituição federal e o estatuto do Idoso, trouxeram inegáveis ganho para a terceira idade no campo de seus direitos sociais, marcos legais que lhes permitem a construção de uma identidade própria, necessitando de políticas cada vez mais direcionadas para atender esse público.

Fonte:
 Rádio Videira AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário