segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Videira: Mostra Regional do Conhecimento apresentou vários talentos

Estudantes de todos os sete municípios de abrangência da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) estiveram participando, na manhã desta sexta-feira, dia 26, da 8ª Mostra Regional de Conhecimento. O evento foi realizado na EEB Inspetor Eurico Rauen e contou com a participação de 80 projetos escolares.

Para o secretário executivo da 9ª ADR, Euro Vieceli, o momento foi de integração e confraternização do conhecimento "Uma grande festa da educação, onde direção, professores e alunos estiveram reunidos conhecendo grandes projetos desenvolvidos pelos mesmos. Uma oportunidade da comunidade conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido em nossas escolas" afirmou.

A programação teve início às 8h30 com a abertura oficial e seguiu com visitações durante todo o dia. A Mostra do Conhecimento integrou ainda a Feira da Matemática e a de Ciência e Tecnologia, bem como as Mostras de Educação Preventiva e de Criatividade Pedagógica. Para as feiras, foram selecionados os projetos que representarão a regional na etapa estadual das modalidades.

Um dos trabalhos participantes, do segundo ano do ensino médio inovador, da EEB Cecília Vivan, de Salto Veloso, abordou a "Estufa inteligente - sustentabilidade automatizada". O projeto apresentado está sendo desenvolvido na escola e trabalha conceitos ambientais e de automatização.

Para as alunas Karine Anigoni e Karol Duarte o projeto visa a conscientização. A estufa elaborada pela escola é feita de garrafas pet e possui um sistema com elétrodos que automatiza o processo de irrigação. Além do sistema inteligente e ambientalmente correto, a estufa possui um custo de produção bem inferior as estufas convencionais.

"É um processo que apreendemos por meio da pesquisa, do estudo e também pela prática. Nosso objetivo é que esse conhecimento adquirido possa ser absorvido por outras pessoas e multiplicado" afirmaram as alunas. O projeto contou com a orientação da professora Nailde Hauwetter e com a colaboração de toda a escola.

A gerente de educação, Rita de Cássia Soares, parabenizou todos os participantes. Ela destacou que o brilhantismo das apresentações é fruto do comprometimento de toda a comunidade escolar com a educação. "Estamos muito felizes pela realização desse evento, em especial, porque percebemos um elevado nível nos trabalhos, demonstrando esse poder transformador da educação" finalizou.

Finalistas seguem para etapa estadual

Os trabalhos destaques na Mostra Regional do Conhecimento seguirão para a etapa estadual. Na Feira da Matemática seguirão: EEB Inspetor Eurico Rauen, de Videira, com o trabalho "Historiando e Poetizando a Matemática" e com o trabalho "Matemática na história da cultura afrobrasileira"; Escola Especial Tia Ana com o trabalho "Dominó grátis"; Centro Educacional Passos Firmes com "Ludoteca Matemática"; EEB Anísio Rachadel de Oliveira com "A polenta nossa de cada dia"; Escola Fidelis Fantin com "O carteiro chegou"; o trabalho "Sustentabilidade na fabricação de puffs" e o "A Matemática dos ovos de ouro", ambos da EEB Governador Bornhausen; Escola Waldemar Kleinubing com "Escola Pitagórica: tudo são números"; Escola Paulo Penso com o trabalho intitulado "Preservando uma nascente, utilizando conceitos matemáticos e científicos"; a EEB Anita Brasileira com o trabalho "Calculo do mundo lá fora"; EEB Maura de Senna Pereira com "Relação Matemática: Planeta Terra x População - visando a sustentabilidade".

Para a Feira Estadual de Ciências e Tecnologia seguirão os trabalhos: "Experiências Tecnológicas e Agroecológicas em Escolas do Campo" da EEB 25 de maio; "Godofredo- princípio de eletrônica e robótica como meio incentivador de leitura para crianças de 1º ao 5º ano" da EEB Anita Brasileira e o trabalho da EEB Frei Evaristo intitulado "Desenvolvimento e automação de um sistema de Aquaponia caseiro"



Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário