quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Treze Tílias: Rotary Club realiza neste sábado mutirão de testes de Hepatite C

A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, em parceria com o Rotary Club, realiza um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado para homens e mulheres.

Neste sábado, dia 06, em Treze Tílias serão disponibilizados os testes junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, no antigo Posto de Saúde.

Segundo o presidente do Rotary Club de Treze Tílias, Alberto Koller serão disponibilizados 200 testes no sábado no horário, das 08h30min às 11h a das 13h30min às 16h de forma gratuita, para pessoas a partir de 40 anos de idade.

Conforme o Diretor de Protocolo do Rotary, José Carlos Toporoski, o teste disponibiliza o resultado em 15 minutos, e em caso de positivo, o paciente portador de hepatite, terá um Técnico em Enfermagem que vai irá prestar orientações sobre quais serão os procedimentos para início do tratamento.

De acordo com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, as Hepatites Virais, somam 3 milhões de brasileiros contaminados.

De 2000 à 2010, foram mais de 300 mil casos notificados e entres 2000 à 2010, levaram a morte, 37 mil pessoas. O tipo que mais mata é a Hepatite C.

A boa notícia segundo a Associação, hoje mais de 90% dos casos de Hepatite C são curáveis.

A Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, recomenda cuidados básicos para reduzir os riscos de contaminação, entre eles, exigir das autoridades públicas de saúde os testes em transfusões de sangue, preferir nas relações sexuais o uso de preservativo e evitar compartilhar escovas de dentes e lâminas de barbear e não compartilhar seringas e agulhas.

Fonte: Rádio Tropical FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário