segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Limite de compra de milho da Conab em venda balcão é ampliado

Atendendo a uma demanda da suinocultura de Santa Catarina levada pelos integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, o limite de compra de milho comercializado no Programa de Vendas em Balcão (PVB), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi ampliado em até 14 mil quilos por mês por beneficiário.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (29) pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) e comemorada pelo deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), um dos principais defensores da suinocultura no Estado.

A resolução já está em vigor em todo o País e, a ampliação da cota estará disponível para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, permitindo aos produtores a aquisição por beneficiário cadastrado no Programa de até 14 mil kg por mês.

Já para as regiões Norte e Nordeste, o limite máximo será de até 10 mil kg por mês, por cliente. Pela resolução anterior, que vigorava desde 2014, o limite era de 6 mil kg por produtor em todas as regiões do País.

O Programa de Vendas em Balcão tem como objetivo permitir que os criadores de animais e as agroindústrias de pequeno porte tenham acesso aos estoques oficiais do governo em igualdade de condições com os médios e grandes criadores, por meio de vendas diretas a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.

O Deputado Natalino Lazaré do PR que é presidente da comissão de Agricultura na Assembleia Legislativa, também comemorou a boa notícia para o setor agrícola, principalmente de produtores de suínos de Santa Catarina.

Disse que agora segue buscando soluções para as demais demandas do setor.

Fonte: Rádio Tropical FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário