sexta-feira, 12 de agosto de 2016

IFC Luzerna inicia pesquisa que visa delinear perfil das pessoas que cometem suicídio na região de Joaçaba

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna inicia neste segundo semestre de 2016 uma pesquisa que tem entre seus diversos objetivos delinear o perfil das pessoas que cometem suicídio na região de Joaçaba.

Coordenado pelo professor Antônio Cavalcante de Almeida, doutor em Antropologia pela PUC-SP, o projeto de extensão contará ainda com a participação de alunos do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho.

De acordo com Cavalcante, a região tem exibido índices significativos de mortes voluntárias, contudo, é preciso compreender esse fato social a partir da abordagem sociológica.

O projeto partirá dos estudos de Émile Durkheim, para quem o suicídio manifesta-se de maneira coercitiva, geral e exterior ao indivíduo.

Cavalcante explicou que esse tipo de morte apresenta múltiplas variáveis a depender do contexto social e para estudá-lo e compreendê-lo como tal, é preciso buscar os fatores externos que incidem sobre os indivíduos.

O projeto pretende, a partir de um levantamento estatístico, tendo por base o banco de dados do Sistema Único de Saúde, identificar os diversos tipos de suicídios ocorridos no entorno da região e analisá-los do ponto de vista sociológico.

Após a equipe fazer um mapeamento dos casos por divisão territorial no município, o projeto estabelecerá parcerias com a sociedade civil para a realização de debates sobre o assunto, incluindo mesas redondas. 

Fonte: Rádio Videira AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário