segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Grupo de Javali é flagrado próximo do perímetro urbano em Joaçaba

Foto: Ilustrativa
Os javalis estão se aproximando do perímetro urbano em Joaçaba. Na noite de sábado (30) moradores do bairro Clara Adelia flagraram um grupo de cinco animais, próximos das casas em um matagal. De início os moradores imaginaram que eram pessoas que estavam no mato e acabaram acionando a Polícia Militar. Com uso de lanternas, os policiais conseguiram identificar que na realidade tratava-se de javalis, espécie de porco do mato, bastante agressivo. “Eles faziam um ronco assustador” relata um morador que ficou há poucos metros dos animais. Foi orientado os moradores que tomassem cuidado, caso fosse necessário entrar no matagal e também com os animais de estimação, principalmente os cães que podem atacar os javalis e ficarem feridos com gravidade, devido à agressividade dos animais.

Em algumas regiões o Estado, javalis são considerados pragas, por tratarem-se de espécie exótica, vieram importados da Europa no início da década de 1990, reproduzem-se de maneira muito rápida. Promovem a destruição de plantações além de atacar animais de menor porte.

Hoje, a única forma de controlar a população de javalis é por meio de caçadores. O número de caçadores legalizados, no entanto,é reduzido no Estado. Na região serrana, há muitas reclamações quanto à burocracia para se obter a licença de caça. São três os pré-requisitos: obtenção do Certificado de Registro (CR) da arma junto ao Exército, autorização da Polícia Militar Ambiental e autorização do proprietário rural.

Fonte: Rádio Catarinense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário