quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Arroio Trinta: Intercâmbio com escola italiana envolve estudantes do Município

O whatsapp e o facebook como ferramentas de comunicação.

Isso é realidade na Escola Governador Bornhausen, em Arroio Trinta.

Essas ferramentas são partes da didática escolar e recentemente estão sendo amplamente utilizadas para o projeto de intercâmbio existente entre a escola catarinense e uma Escola da cidade de Potenza, região da Basilicata, na Itália.

O projeto teve início neste ano de 2016 e envolve estudantes do terceiro ano do ensino médio brasileiro, com outros 16 estudantes italianos.

Na pauta: a integração cultural por meio do esporte. Grupos de contato e relacionamento foram formatados nas duas ferramentas midiáticas e são alimentados frequentemente.

Segundo o professor Silvano Abati, o objetivo da proposta é estimular e aperfeiçoar a língua estrangeira por meio da prática entre os estudantes.

A escola, inserida em uma comunidade de descendentes italianos, tem, desde 1995 a língua italiana na grade curricular. Em 2013, com a instituição do Gemelaggio entre Arroio Trinta e San Paolo de Piave, na Itália, as relações foram sendo ampliadas.

O intercâmbio de conhecimento acontece de duas formas: na apresentação multidisciplinar dos trabalhos e ações desenvolvidas nas escolas, e, de forma aberta, onde todos podem se relacionar abordando assuntos diversificados do interesse dos mesmos.

A proposta de intercâmbio entre escolas brasileiras e italianas integra um projeto desenvolvido pelo Consultado Italiano no Brasil que propõe uma colaboração e uma parceria telemática sobre áreas de interesse compartilhado.

Um dos temas centrais refere-se ao “rol do esporte como veículo pela construção de uma cidadania global” visando as Olimpíadas do Rio 2016.

O Ministério Italiano de Instrução escolheu onze escolas, sendo uma delas a EEB Governador Bornhausen.

Fonte: Rádio Tropical FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário