terça-feira, 9 de agosto de 2016

Água Doce: Câmara de vereadores aprova quatro indicações

Em sessão realizada na noite desta segunda-feira, o legislativo água-docense, aprovou de forma unânime, quatro indicações. A primeira é autoria do Vereador Carlos Munaretto. Ele sugere que se estude a viabilidade de proceder com a pintura amarela no meio fio da Rua Dom Daniel Hostim, à frente da entrada onde está localizado o Cemitério Municipal São Francisco de Assis, proibindo o estacionamento de qualquer veículo.

Conforme Munaretto, a medida se justifica, tendo em vista que em dias que há velórios e posteriormente os enterros, o que segundo o vereador, dificulta a passagem e entrada no cemitério. Por isso se faz necessária a pintura vindo a proibir estacionamento naquele local.

O Vereador Evandro Zanatto e a Vereadora Marli Guerreiro, entraram com uma indicação para que junto ao secretário responsável, além de sua assessoria jurídica, se estude a viabilidade de proceder com a doação de bem imóvel, sendo a Escola localizada na Agrícola Fraiburgo, que se encontra em desuso, para que possa ser utilizada como área de lazer comunitária, pelos moradores do local.

O Vereador Vilson Verona entrou com uma indicação para que se proceda com melhorias imediatas na estrada vicinal, localizada na Linha Macacão, que dá o acesso à propriedade do produtor Arnaldo Valret.

Foi aprovada indicação ao Estado de Santa Catarina, que tem por objetivo: recomendar e requerer ao Secretário Regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, bem como, ao Secretário da Educação do Estado de Santa Catarina, medidas urgentes com reformas nas instalações da Escola de Educação Básica Ruth Lebarbechon, que segundo os vereadores, se encontra em situação de risco.

Atualmente, o educandário conta com um contingente de 503 alunos e 42 funcionários. De acordo com relato dos vereadores, um dos problemas que mais preocupa está relacionado com a estrutura física dos banheiros, além de um espaço muito pequeno, o uso durante longos anos deixou o local em péssimas condições.

As instalações são pequenas e mal ventiladas, e não estão adaptadas para os alunos cadeirantes matriculados.

O Ginásio de Esportes utilizado pela Escola é o Centro Comunitário. É uma estrutura também precária, com inúmeras infiltrações no telhado, falta de ventilação e banheiros em péssimas condições para o uso dos alunos.

Conforme os vereadores, as salas de aulas apresentam goteiras, calhas quebradas, rebocos e pintura interna desgastadas pela ação do tempo. Além disso, também podem ser observados, que na parte externa existem buracos nas calçadas, os pisos já estão perdendo a validade, com aspecto ruim e, nos dias chuvosos não se tem segurança.

Ainda segundo relatos, atualmente, a direção, o setor pedagógico, a assessoria de direção e a secretaria, encontram-se instalas precariamente na antiga sala dos professores, uma vez que, o espaço físico onde funcionava anteriormente, apresentam riscos de desabamento.

Outro ponto que chama a atenção, segundo os vereadores, é a cozinha da escola, cujas instalações não estão dentro das normas da vigilância sanitária, e nos períodos chuvosos as lâmpadas quando acesas à noite, estouram devido à infiltração, e as instalações elétricas são precárias.

Deste modo, os vereadores ressaltaram que em função da falta de segurança, alunos estão procurando matricular-se em colégios de municípios vizinhos.

Esse assunto gerou grande debate na sessão. O presidente da câmara, Jorge Haslinger lamentou o fato da Agência de Desenvolvimento Regional, localizada em Joaçaba nada ter colaborado para uma solução, que se arrasta por muitos anos.

Haslinger, lembra os vereadores, desde o início deste mandato pedem para que soluções sejam tomadas e, se quer respostas obtiveram.

Aproveitando o vereador Vilson Verona complementou o comentário, dizendo que o mesmo aconteceu com a rodovia SC 150, que estava em péssimas condições de tráfego e coube a câmara de vereadores solicitar providências ao Deinfra para operação tapa-buracos e roçadas às margens da rodovia.

A próxima sessão da Câmara acontece no dia 22 de agosto, pois, na próxima segunda-feira, dia 15 é feriado municipal em Água Doce, em honra a Nossa Senhora da Paz, Padroeira da Paróquia de Água Doce.

Fonte: Rádio Tropical FM  

Nenhum comentário:

Postar um comentário