sexta-feira, 22 de julho de 2016

Treze Tílias: Município sedia a partir desta sexta-feira o Workshop Wittgenstein: Linguagem, Ética e Estética

O workshop é uma promoção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e será realizada no Centro de Eventos Maria Thaler Moser.

O objetivo da oficina em Treze Tílias é investigar as relações e implicações, bem como os alcances e limites, da filosofia de Wittgenstein, sobre os problemas, morais, estéticos, epistemológicos e linguísticos.

Outra intenção é avaliar em que medida o pensamento wittgensteiniano pode contribuir para oferecer respostas às questões e problemas da filosofia contemporânea.

A programação começa na tarde desta sexta-feira, dia 22, às 16 horas com um minicurso, um pré-evento com o professor da UFSC, Darlei Dall’Agnol que irá falar sobre a vida e a obra do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein.

Às 18 horas acontece a abertura oficial do Workshop, às 18h10min, apresentação cultural.

Às 18h30min, será realizada a primeira palestra com o professor inglês da Hull University, Nick Zangwill. Ele vai falar sobre linguagem, regras e privacidade, baseado na teoria de Wittgenstein.

Às 19h30min, palestra com o professor Alexandre Machado da UFPR, com o tema: O dever de fazer o mal.

20h30min, o professor Arturo Fatturi da UFFS, que irá abordar os Conceitos psicológicos em Wittgenstein: significado e comportamento.

Encerrando o primeiro dia do evento, às 21h30min, o professor Bortolo Valle da (PUCPR) vai falar de Wittgenstein e a Estética.

O workshop será retomado no sábado, dia 23, pela manhã a partir das 9 com Darlei Dall’Agnol (UFSC), que vai abordar os elementos helênicos na ética wittgensteiniana.

Às 10 horas Eduardo Ferreira Filho (UFPel), vai abordar uma solução wittgensteiniana ao problema do regresso epistêmico.

Às 11h15min, a professora Janyne Sattler da (UFSM), vai palestrar com o tema: Wittgenstein e Elliot contra o ar rarefeito da teoria moral.

Às 14 horas, Jônadas Techioda (UFRGS), vai destacar, O mundo assistido e o mundo vivido: elucidações gramaticais a partir de Wittgenstein e Cavel.

15 horas, Juliano do Carmo da (UFPel): vai palestrar sobre, o papel do treinamento ostensivo na aquisição da linguagem natural.

16h15min, Leo Peruzzo da (PUCPR), vai falar sobre a possibilidade de um cognitivismo moral pragmático, a partir de Wittgenstein.

17h15min, Mirian Donat da (UEL) de Londrina, vai destacar, a ação humana entre causas e razões.

18h15min, haverá mais uma palestra internacional, com o professor espanhol, Vicente Sanfélix Vidarte da universidade de València. O professor espanhol, irá falar sobre observações filosóficas de Wittgenstein.

Para o domingo, dia 24, último dia do evento, entre às 9 e às 12 horas, estão previstas apresentações das Comunicações aprovadas para o evento.

A promoção é UFSC, a Universidade Federal de Santa Catarina. Treze Tílias foi a única cidade catarinense escolhida para sediar o evento, com apoio logístico do município e coordenação do Polo EaD da Universidade Aberta do Brasil, polo de Treze Tílias.

Wittgenstein foi um filósofo austríaco, naturalizado britânico. Foi um dos principais atores da virada linguística na filosofia do século XX.

Fonte: Rádio Tropical FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário