segunda-feira, 25 de julho de 2016

Parabéns Água Doce hoje 58 anos emancipação político administrativa

A data oficial do aniversário de emancipação político administrativa do município é neste dia 25 de julho. E Tropical FM destaca o histórico de Água Doce:

No ano de 1839, o território dos Campos de Palmas, assim chamado devido a grande quantidade de palmeiras que ali haviam, habitado por índios, foi conquistado e ocupado por membros das frentes de expansão Guarapuava/PR.

Chefiada por José Ferreira dos Santos e Pedro Siqueira Cortes, tendo como participantes José Caetano e Antônio de Sá Camargo.

As Terras que compreendem o município foram contestadas por Brasil e Argentina e pelos Estados de Santa Catarina e Paraná. Em 1916, passaram a pertencer a Joaçaba, tendo por denominação: Encruzilhada.

As atividades econômicas desenvolvidas tiveram base na criação e comércio de gado, principalmente o bovino e extração da madeira.

Por volta de 1943, tornou-se distrito com o nome de Água Doce. O nome escolhido teve origem em um pequeno incidente, quando os moradores da vila dirigiam-se em tropas para Marcelino Ramos em busca de mantimentos. Em uma dessas viagens, a mula do tropeiro João Líbia, trazendo açúcar, caiu no rio, perdendo toda sua carga e dando a denominação ao rio e ao município.

A partir de 1923, começaram a migrar os primeiros colonizadores italianos em busca de novas terras, vindos na sua maioria da região nordeste do Rio Grande do Sul.

Em 21 de junho de 1958 foi criado o município de Água Doce, sendo instalado no dia 25 de Julho do mesmo ano.

A maior parte de suas terras é formada por campos, com fazendas, e ricas paisagens, onde se destaca a nascente de diversos rios, como: Chapecó, Chapecozinho, Cadeado e Roseira, próprios para prática de esportes radicais, além de grande variedade de fauna e flora, que, aliado ao seu inverno rigoroso, com ocorrência de neve, fazem de Água Doce um atrativo município para o Turismo.

O município é hoje reconhecido como a Capital Catarinense da Energia Eólica, por abrigar o maior conjunto eólico do Estado de Santa Catarina, composto por 109 aerogeradores.

Para comemorar a data foi realizada no sábado a Caminhada Ecológica/Cultural Água Doce 58 anos.

Nesta segunda-feira, dia em que o município completa 58 anos, é feriado em Água Doce. Em virtude disso a sessão da Câmara de Vereadores será realizada amanhã.

Fonte: Rádio Tropical FM  

Nenhum comentário:

Postar um comentário