sexta-feira, 29 de julho de 2016

Joaçaba: Secretário da Defesa Civil visita áreas para construção de Centro Regional

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esteve em Joaçaba nesta quinta-feira (28) para visitar áreas para a construção do Centro Regional da Defesa Civil. A visita foi acompanhada pelo gerente de Operações e Assistência Humanitária, Alexandre Sampaio, além do responsável pelos centros regionais, Aelcio Setubal, do coordenador regional Adair Flamia e do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando.

Foram analisados três terrenos do Estado para a implantação do novo sistema de proteção e defesa ao cidadão. Conforme Moratelli serão construídos 20 Centros Regionais de Treinamento, Operação e Sala de Situação nos municípios-sede dos coordenadores regionais da Defesa Civil. A estrutura terá entre 140 a 150 metros quadrados e o investimento para cada unidade é de até R$ 200 mil. A intenção é que todos os centros regionais estejam prontos até maio de 2017.

Os centros estarão interligados ao Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd) e servirão de abrigo para os coordenadores de cada região no estado. Ainda terão uma sala de situação com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, inclusive com reuniões por videoconferência.

 Moratelli ressalta que durante um desastre natural a estrutura possibilitará espaço adequado para gestão do evento em andamento. “Autoridades vão se concentrar no local para definir ações e estratégias durante a operação, além de desenvolver os planos emergenciais e protocolos de operação”, diz.


Fonte: Mayelle Hall

Nenhum comentário:

Postar um comentário