quinta-feira, 21 de julho de 2016

Estudantes e professores da Unoesc participam de campeonato internacional de robótica

Winter Challenge é o maior campeonato de robótica da América Latina.
A Unoesc esteve representada no maior campeonato de robótica da América Latina. O 12º Winter Challenge, realizado entre os dias 7 e 10 de julho, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP), envolveu acadêmicos e professores dos campi de Joaçaba e Chapecó, dos cursos das Engenharias Elétrica e de Computação. O evento teve como objetivo colocar à prova as tecnologias de robótica móvel das principais universidades e centros de pesquisa do Brasil. Além de universidades nacionais, alunos do México e da França também participaram desta edição.

Duas equipes representaram a instituição no evento, sendo a WestBots da Unoesc Joaçaba e a OeSC-Spark do campus de Chapecó. Conforme explicou o professor do curso de Engenharia Elétrica, Renato Scortegagna, a equipe joaçabense participou pela quarta vez de competições semelhantes. Neste ano, foram levados ao campeonato três robôs na categoria “Sumô 3kg Autônomo” e dois na “Seguidor de Linha Pro”. Na primeira categoria citada, classificaram-se em 7º, 9º e 13º, entre os 24 participantes. Já na segunda, um robô obteve o 14º lugar e o outro a 27ª posição na classificação geral, entre os 80 participantes.

— A participação nesses eventos é muito importante para a comprovação e validação dos conhecimentos de engenharia que são aplicados aos robôs. Além disso, outro fator de grande importância é a troca de experiências entre os acadêmicos de diversas universidades — explicou Renato.

Equipe WestBots da Unoesc Joaçaba.
Equipe WestBots da Unoesc Joaçaba.
A Unoesc Chapecó contou pela primeira vez com um aluno do ensino médio em sua equipe. Segundo o coordenador da Engenharia de Computação, professor Tiago Zonta, a oportunidade de incluir os alunos das escolas surgiu durante ações desenvolvidas pelo curso. Nelas, descobriram-se materiais disponibilizados pelo governo sem utilização e também o projeto do Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP), que deram origem a um projeto na Unoesc Chapecó de práticas pedagógicas utilizando a robótica.

— Um dos principais resultados alcançados no evento foi justamente a participação do primeiro aluno do projeto nas escolas. Outro ponto positivo é que competições como esta oportunizam a busca por conhecimento além da sala de aula, bem como o trabalho em grupo — comentou o professor.

A equipe de Chapecó participou da competição nas categorias “Robô Sumô Lego 1kg”, “Hockey”, “Sumô RC 3 kg” e “Hobbyweight até 5kg”.

Participantes

A equipe WestBots, da Unoesc Joaçaba, contou com a participação dos professores Kleyton Hoffmann e Renato Scortegagna, além dos acadêmicos Alexandre Pereira, Ana Carina Coninch Perin, Angela Lazzari da Silveira, Arthur Victor Mantovani, Cristian Alison Campagnolo, Giovani Ceron, Guilherme Masson, Leonardo Campagnollo, Murilo Cechetti e Pábulo Felipe Ciarnoscki.

Já a Unoesc Chapecó participou com o professor Tiago Zonta, acompanhado dos acadêmicos Felipe Kwiecinski da Silva, Luan Angelo Techio, Guilherme Danielevicz Ceroni, Cristiane Maria Delgado, Gabriel Batista de Oliveira de Souza e o aluno do ensino médio, Enio Junior.

Equipe OeSC-Spark da Unoesc Chapecó.
Fonte: Jessica Dayane Novello/Ascom Unoesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário